CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos comemoram sucesso de ações preventivas de câncer

Área da saúde realizou ações alusivas à campanha Outubro Rosa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Cursos comemoram sucesso de ações preventivas de câncer
Médica Maria Paula Batista fala sobre cirurgia oncológica
Foto: Matheus Teixeira Cursos comemoram sucesso de ações preventivas de câncer
Curso de Enfermagem reúne-se no teatro para encerramento de atividades
Foto: Cedida Cursos comemoram sucesso de ações preventivas de câncer
Estudantes e professora de Medicina em planejamento de ação em escola


O 11º mês do ano chegou e vem comemorar as ações de sucesso realizadas pela Unoeste no seu período antecessor. Isso porque os cursos superiores da área da saúde fizeram várias ações de prevenção e conscientização de câncer de mama dentro da campanha internacional Outubro Rosa, em que os 31 dias do mês são dedicados a informar sobre essa doença, que mata mais de 13 mil brasileiros a cada ano, a maioria mulher, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A graduação em Enfermagem da Unoeste promoveu caminhada no centro de Presidente Prudente, atividades em Unidades Básicas de Saúde, fazendo exames e orientando as mulheres, e encerrou o Outubro Rosa com palestra para universitários. Este encontro foi na sexta-feira (31), no teatro César Cava, campus I, com a cirurgiã oncológica Maria Paula Batista, que usou o momento para dar uma verdadeira aula sobre o papel da enfermagem na cirurgia oncológica, conceituando cirurgia e abordando os momentos pré, intra e pós-operatório. “Os serviços de qualidade têm uma equipe multidisciplinar, em que o enfermeiro que faz a integração das disciplinas e é o ponto de apoio de todos; e são uniformes, porque todos falam a mesma linguagem e seguem protocolos rígidos de tratamento”, declara a médica.

Mais aspectos importantes mencionados por Maria Paula com relação aos serviços de cirurgia oncológica é a humanização e a individualização que precisam existir, “porque cada paciente é diferente, além de que o paciente oncológico traz um estigma do próprio câncer e não é só ele o doente, a família também, porque está com estresse e tem uma carga de depressão”. Segundo ela, quando a equipe de saúde considera esses fatores de humanização e individualização, o apoio ao paciente é global e o tratamento ocorre de forma melhor.

Outro curso da Unoeste que esteve dedicado ao Outubro Rosa foi a Medicina, que entre as ações fez exames preventivos, tanto por parte de alunos do internato quanto por acadêmicos do ciclo básico. Entre as ações, o 5º termo foi à escola municipal Professora Carmem Pereira Delfim, em Presidente Prudente, e além de prestar informações sobre câncer de mama, instruiu sobre câncer de colo de útero, hipertensão e obesidade e realizou serviços de aferição de pressão arterial e cálculo de índice de massa corporal (IMC).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem