CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia de Campo sobre pecuária de leite reúne 500 pessoas

Evento marcou o encerramento do Simpósio de Ciências Agrárias (Simcapp) 2014 na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Dia de Campo sobre pecuária de leite reúne 500 pessoas
Pastagem e suplementação para o gado de leite foram assuntos apresentados por alunos de Agronomia
Foto: Gabriela Oliveira Dia de Campo sobre pecuária de leite reúne 500 pessoas
Futuros veterinários conduziram estação sobre a sanidade da glândula mamária e IATF
Foto: Gabriela Oliveira Dia de Campo sobre pecuária de leite reúne 500 pessoas
Nutrição animal e derivados do leite estiveram entre as abordagens da estação conduzida pela Zootecnia


Na última edição do Anuário da Pecuária Brasileira (Anualpec), consta a informação que a bacia leiteira do Oeste Paulista é a segunda maior produtora de leite do Estado de São Paulo. Para se ter uma ideia, só no Pontal do Paranapanema, existem mais de mil famílias que fazem dessa prática, a principal atividade de suas propriedades.

Por isso, o Dia de Campo do 4º Simpósio de Ciências Agrárias de Presidente Prudente (Simcapp) da Unoeste teve como tema principal a pecuária de leite. Desenvolvido na manhã desta sexta-feira (7), no Centro Zootécnico da universidade, o evento reuniu cerca de 500 pessoas entre acadêmicos e produtores. Segundo o professor organizador da iniciativa, Neimar Rotta Nagano, os acadêmicos dos 6º e 7º termos da disciplina Extensão Rural dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia foram responsáveis pela apresentação de três estações.

“Os futuros engenheiros agrônomos falaram sobre manejo e irrigação de pastagem, expondo tópicos como irrigação e variedades de pastagem para gado de leite e suplementação animal para o período da seca”, explica Nagano, que também é o responsável pela extensão rural de Agronomia.

Com o tema “Sanidade da Glândula Mamária”, os acadêmicos de Medicina Veterinária, sob a supervisão do professor Luis Carlos Vianna, trouxeram informações relacionadas à higienização da ordenha, saúde e prevenção das glândulas mamárias. “Os universitários também abordaram a reprodução do bovino de leite, inseminação artificial por tempo fixo (IATF), monta natural e características fisiológicas e anatômicas do útero da vaca de leite”, explica o docente.

Encerrando o ciclo de estações, os estudantes de Zootecnia, acompanhados pela docente de extensão rural, Marilice Zundt Astolphi, abordaram a nutrição e os derivados do leite. “Os futuros zootecnistas falaram sobre as exigências nutricionais dos animais e os principais alimentos destinados à vaca de leite. Outros tópicos apontados foram: vantagens e desvantagens dos derivados de leite para a saúde humana, sendo que ao término da apresentação, os participantes degustaram queijo e iogurtes produzidos na universidade”, conta a professora.

Para o coordenador do curso superior de tecnologia em Agronegócio e integrante da comissão organizadora do Simcapp, a 4ª edição do evento foi muito positiva, atingindo um público de 800 pessoas. “Esse simpósio já se tornou uma tradição na Faculdade de Ciências Agrárias (Facapp), pois é considerado como um disseminador de conhecimento acadêmico e científico, envolvendo as cinco grandes áreas do agronegócio brasileiro, que são: produção animal, vegetal, energia, sanidade animal e economia agrícola. Foi oferecida aos participantes uma variedade de assuntos, por meio de 32 palestras, nove minicursos, fórum e dia de campo, contando com palestrantes dos estados do Pará, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de uma participação internacional”.

Thiago Rodrigo Macarini cursa o 1º termo de Agronegócio e foi um dos participantes do simpósio. “Além das palestras noturnas, que despertaram o meu interesse pela parte de confinamento de gado de corte, tive a oportunidade de visualizar, na prática, muitos dos conhecimentos vistos em sala de aula”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem