CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo da Fisioterapia é premiado em congresso da área

Unoeste teve dez trabalhos divulgados em evento na cidade de Marília; um deles esteve entre os melhores e foi premiado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Estudo da Fisioterapia é premiado em congresso da área
Trabalho destaque: alunas Thays Garrido e Mayane Santos Arantes, entre as professoras orientadoras Francis e Gabriela


O curso de Fisioterapia da Unoeste esteve bem representado no 5º Congresso de Fisioterapia e 2º Encontro Regional de Fisioterapia Respiratória da Unesp/Assobrafir – Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. O evento ocorreu no campus da Unesp, em Marília (SP), e terminou no último sábado (22). Dentre os 24 trabalhos selecionados para a apresentação oral, os três melhores foram premiados, sendo que o 2º lugar ficou com a pesquisa realizada na Unoeste “Efeito do Exercício Aquático e Resistido em Mulheres com Diabetes Mellitus Tipo II no Climatério e Menopausa”.

A pesquisa foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cadastrado no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) da universidade, sendo desenvolvida pelas alunas Mayane Santos Arantes, Thays Garrido, Gabriele Brito, Vitória Marçal, Mayara Cruz e Ana Paula Freire, com orientação das professoras Gabriela Andrade Piemonte Lopes e Francis Lopes Pacagnelli. Mayane apresentou o estudo no congresso e disse estar muito satisfeita com o resultado.

“O objetivo foi comparar a melhora do controle glicêmico e com as variáveis em resposta ao exercício resistido e aquático”, explica a professora Gabriela. Segundo ela, foram avaliadas 18 mulheres, todas pacientes da clínica de Fisioterapia da Unoeste. Ao todo, a instituição teve quatro trabalhos selecionados para apresentação oral e seis em formato de pôster. “Trata-se de um evento importante na comunidade científica, promovendo a oportunidade de divulgar as pesquisas realizadas pelo curso de Fisioterapia em caráter regional e nacional”, relata Gabriela.

Trabalhos divulgados – Além da pesquisa que conquistou o 2º lugar, a Fisioterapia da Unoeste teve os seguintes estudos apresentados oralmente: “Obesidade e Diabetes Mellitus como Fator de Risco para Incontinência Urinária e Qualidade de Vida”; “Efeito do Tabagismo Passivo Associado ao Consumo de Álcool no Peso Corporal e Morfologia Pulmonar em Ratos”; e “Exercício Físico Preventivo Melhora Disfunções Ventricular em Ratos Modelos de Cor Pulmonale”.

Como pôster, foram divulgados os seguintes trabalhos: “Implementação do Treinamento Isodinâmico na Capacidade Funcional de Indivíduos de uma Unidade Básica de Saúde”; “Análise dos Níveis de Estresse em Cuidadores de Idosos em Duas Instituições de Longa Permanência”; “Prevalência de Acidente Vascular Encefálico na Cidade de Presidente Prudente”; “Levantamento Epidemiológico de Portadores de Traumatismo Crânio Encefálico em Clínica de Fisioterapia”; e “Comparação entre Consumo de Oxigênio, Índice de Massa Corporal (IMC) e Força Muscular Respiratória entre Indivíduos Ativos e Sedentários”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem