CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fipp comparece ao Workshop de Realidade Virtual e Aumentada

Dois professores e aluna de Ciência da Computação apresentam estudo em Marília (SP)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Fipp comparece ao Workshop de Realidade Virtual e Aumentada
Autores de pesquisa sobre spam: Ronaldo Oikawa, Gabriela de Almeida e Robson Siscoutto


Os professores da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, Robson Augusto Siscoutto e Ronaldo Toshiaki Oikawa, e a aluna Gabriela Guilherme de Almeida, do 8º termo de Ciência da Computação, estiveram no 15º Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, em Marília (SP), onde apresentaram oralmente o trabalho “Visualização da Informação no Reconhecimento de Spams em E-mails por meio de Cálculos Estatísticos Bayesianos”, de autoria dos três.

Siscoutto aponta que um dos grandes incômodos pelos quais os usuários de internet passam é o spam, “um dos problemas mais difíceis de serem resolvidos”, por isso fizeram a pesquisa – que foi levada ao evento, realizado de 10 a 12 de novembro. “O estudo de tais mensagens (spam) é imprescindível para a evolução das ferramentas de controle! A utilização de filtros por métodos estatísticos contribui para identificar e controlar o recebimento de spam, sendo que tais filtros geram uma grande quantidade de informações estatísticas, de difícil análise e compreensão”, declara o professor.

O objetivo do trabalho dos docentes e da aluna foi aplicar técnicas de realidade virtual e visualização da informação na transformação de dados abstratos em representações visuais 3D, organizadas de maneira intuitiva e interativa, para facilitar o processo de tomada de decisão. Dentre os resultados alcançados, os autores dizem que foi apresentada uma aplicação por onde profissionais da área de redes de computadores podem analisar, de forma fácil, e tomar decisões com base em dados estatísticos referentes ao recebimento de spam. “Tais decisões serão facilitadas pela manipulação de objetos virtuais 3D interativos, criados a partir dos dados analisados e classificados por métodos bayesianos”, finaliza Siscoutto.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem