CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jovens recebem orientação e estímulo ao empreendedorismo

Políticas públicas são amparadas pela iniciativa privada e voltadas para um contingente de 60 mil pessoas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Jovens recebem orientação e estímulo ao empreendedorismo
Abertura da 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo Juvenil
Foto: João Paulo Barbosa Jovens recebem orientação e estímulo ao empreendedorismo
Isique e Dória, representantes da Intepp, da Fipp e da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Jovens recebem orientação e estímulo ao empreendedorismo
Gil Giardelli ao proferir a palestra de abertura do evento


A população jovem de Presidente Prudente é estimada em 60 mil pessoas, com idades entre 15 e 29 anos. O que representa mais de ¼ da população geral, que era de 207.610 pelo censo de 2010 e estimada para 220.599 em 2014, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com foco nessa significativa parcela da população, a administração municipal desenvolve políticas públicas. A maior parte aplicada pela Coordenadoria da Juventude que, dentre 70 ações específicas para esse público, realiza anualmente a Semana Municipal do Empreendedorismo Juvenil.

Em sua segunda edição, o evento deste ano foi aberto oficialmente nesta terça-feira (18). A cerimonia ocorreu no auditório da Faculdade de Ciência e Tecnologia, que constitui o campus da Unesp na cidade. São vários segmentos envolvidos na semana de orientação e estímulo ao empreendedorismo, apoiadores das políticas públicas, com ações permanentes, como é o caso da Unoeste que abriga a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), na qual o envolvimento maior é o da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp).

Na cerimônia de abertura, a Unoeste esteve entre as instituições que recebeu agradecimentos especiais, representada pelo presidente e pelo gerente da Intepp, respectivamente Emerson Silas Dórias e Luis Horácio Ramos Isique, ambos professores da Fipp. Em nome do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, o coordenador da juventude Juliano Borges disse que a administração municipal, no plano universitário, apoia as empresas juniores e a incubadora; com a possibilidade de contratar serviços a serem desenvolvidos junto aos jovens.

A prefeitura mantém quatro grandes espaços especialmente voltados para a juventude: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Professor Samoel Brondi, localizado no Parque Alvorada, na zona leste; e Praça da Juventude Jaime Barbosa de Moura, no Jardim Humberto Salvador, na zona norte; inaugurados este ano; Praça da Juventude Lucas Nalini Paschoalin, no Conjunto Habitacional Bartholomeu Bueno de Miranda, a Cohab que fica na zona centro oeste; e Praça da Juventude Francisco Vinha, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na zona oeste; inauguradas em 2011.

Os espaços da juventude abrigam ações culturais, esportivas e sociais, incluindo cursos que ajudam a preparar para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. Conforme Borges, o prefeito Tupã está empenhado na criação de tributação diferenciada para os jovens interessados em ter o seu próprio negócio. Técnicos da Secretaria Municipal de Finanças estudam como aplicar alíquota progressiva, começando do zero. Também está em estudos a criação da comissão de empreendedorismo juvenil, para desenvolver agenda de propostas.

A 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo Juvenil ofertou na abertura palestra com Gil Giardelli, um dos maiores especialistas brasileiros do mundo.com; difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital; professor universitário no Brasil e nos Estados Unidos. Outras atividades da semana são cursos e oficinas, numa programação que na sexta-feira (21) terá visita de jovens à Intepp, instalada no campus II da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem