CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Curupira ajuda melhor compreensão de conteúdo

Apresentação audiovisual possibilita fixação da mensagem sobre meio ambiente por alunos do ensino fundamental


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto Curupira ajuda melhor compreensão de conteúdo
Crianças são orientadas sobre cuidados ambientais
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Curupira ajuda melhor compreensão de conteúdo
Daniela e Gabriele ao fazerem a apresentação
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Curupira ajuda melhor compreensão de conteúdo
Universitários, Leila, Marília e Oliver


O conteúdo de educação ambiental ministrado na Escola João Domiciano Nogueira é reforçado com a apresentação do Projeto Curupira. Para a professora Vanessa Alves Cavalheiro, a iniciativa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste ajuda numa melhor compreensão de conteúdo. A utilização do personagem folclórico permite a fixação da mensagem sobre o meio ambiente, conforme ocorrido na manhã desta quarta-feira (5) com 43 alunos do ensino fundamental, no município de Regente Feijó.

“O projeto ajuda no entendimento dos alunos, reforçando o que já foi apresentado em sala de aula. Com o projeto, conseguem entender melhor. São novas ideias. Os alunos conversam com os universitários e o assunto é levado para casa, partilhado com os pais e irmãos”, comenta a professora Vanessa Aves Cavalheiro. “Cada apresentação é desenvolvida de acordo com a idade das crianças. Há uma relação entre público e linguagem”, diz a estudante Daniela Souza Lemes Cardoso.

A apresentação audiovisual realizada na escola regentense envolveu Daniela e sua colega de curso Gabriele Paes de Lima, incluindo na esquipe da universidade a professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro. O pedido foi feito pela engenheira ambiental Marília Carvalho Carlos, egressa da Unoeste que pertence à Divisão Municipal de Meio Ambiente de Regente Feijó. “Trabalhar com educação ambiental é muito importante, pois assim cuidamos do planeta”, afirma Marília.

“A ideia é mostrar às crianças que elas podem ajudar. Pensamos que cada uma pode ser um agente multiplicador. Desenvolvemos ações em vários setores, como as que estamos fazendo com os enfermeiros e agentes de saúde. No ensino fundamental são seis escolas e nós agradecemos a contribuição da Unoeste. Sabemos o quanto isso é importante para os alunos. A cada ação feita, aumenta em quantidade a coleta seletiva”, conta Marília que esteve acompanhada do coordenador agrícola Felício Vitorino Fernandes Oliver.

A professora Leila explica que o projeto contempla alunos de escolas públicas e privadas, exatamente objetivando ter nos alunos como multiplicadores. Como Regente Feijó tem a coleta seletiva, o Curupira contribui na fixação da ideia dos quatro “erres” na vida da população: Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Reeducar; conforme Leila que coordena o projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e que levou para Regente Feijó 17 alunos do 6º termo da Engenharia Ambiental e Sanitária.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem