CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Saúde Visual do Escolar encerra aplicação de testes

Para fechar a temporada de 2014 restam três etapas de exames clínicos no Banco de Olhos da Santa Casa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto Saúde Visual do Escolar encerra aplicação de testes
Aplicação de teste de daltonismo, na Escola Fioravante
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Saúde Visual do Escolar encerra aplicação de testes
Envolvidos no projeto, na Escola Placídio Braga Nogueira
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Saúde Visual do Escolar encerra aplicação de testes
Realização de consulta médica pelo médico Leonardo de Castilho


Realizado pelo quinto ano consecutivo, o projeto Saúde Visual do Escolar atende os alunos do 6º ano do ensino fundamental nas 24 escolas estaduais em Presidente Prudente. Nesta segunda-feira (10) à tarde ocorreu o encerramento das aplicações dos testes, com atendimento aos alunos da Escola Antônio Fioravante de Menezes, na Vila Marina, zona leste da cidade.

Nos últimos dias os testes de acuidade foram aplicados nas escolas Arlindo Fantini, no Jardim Eldorado; Placídio Braga Nogueira, no Parque Alvorada; e Florivaldo Leal, na Vila Tabajara. Quando detectada alguma dificuldade, o aluno é encaminhado para exame clínico no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa. As três últimas consultas em grupos serão nesta terça-feira (11), às 13h30, e nos dias 2 e 9 de dezembro.

No primeiro semestre deste ano, dos 236 alunos que fizeram os exames, 144 passaram a usar óculos e seis recebem acompanhamento médico. A informação é do presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, parceiro do projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário, que conta com os testes aplicados por estudantes da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste, juntamente com professores.

Nas quatro últimas escolas visitadas, estiveram presentes os professores André Silvestre, Márcia Bueno, Márcia Miranda, Magda Neves e Luciana Vasconcelos. Pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) compareceram as coordenadoras de ações extensivas da saúde Rosângela Cristóvão Ferreira e Rosilene Martins Viel, acompanhadas pelo assessor de integração comunitária Darci Galbiati.

Pelo Banco de Olhos, além de Sesti Filho, as participações foram da assistente social Fátima Rota e dos enfermeiros Thiago Vitorino e Lucimar Cavaliere. Pelo Lions Clube Cinquentenário compareceram o presidente Luiz Gimenes e vários membros. O balanço final do projeto, em relação às atividades de 2014, será conhecido ainda em dezembro, logo após as realizações das últimas consultas.

Projeto de acuidade visual é bem avaliado pela facilidade

Os dois momentos dos atendimentos do projeto Saúde Visual do Escolar contemplam os pais. A aplicação dos testes de acuidade é feita nas escolas, em horário de aula. Os que necessitam de atendimento clínico são encaminhados ao Centro de Oftalmologia da Santa Casa de Presidente Prudente, onde funciona o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa. Pai, mãe ou algum responsável legal precisa acompanhar. Porém, o horário e a agilidade no procedimento são facilitadores. Geralmente, as consultas são agendadas coletivamente e logo após o almoço.

Para Nivaldo Morales, a organização do projeto facilita a vida dos pais. O pai de Jonatas, de sete anos de idade e aluno da Escola Fátima Aparecida Falcon, elogia o serviço e os atendimentos. Comenta que, para quem trabalha com horários fixos, ficaria muito difícil dispender mais tempo, implicando em perder o dia de trabalho. Morales foi um dos 28 pais que levaram seus filhos para exame clínico no começo da tarde desta terça-feira (11), incluindo alunos da Fátima Falcon e das escolas Florivaldo Leal e Joel Antônio de Lima Genésio.

No centro oftalmológico, pelo qual responde tecnicamente o Dr. Edson Fudo, os alunos foram atendidos pelo médico Leonardo de Castilho. Profissionais elogiados pelo presidente do Lions Clube Cinquentenário, Luiz Gimenes, em razão da eficiência e da dedicação ao projeto de iniciativa desse clube de serviço e que envolve a equipe do banco de olhos e estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), orientados por professores.

Na condição de presidente do banco de olhos, Irineu Sesti Filho, também elogia os médicos e enaltece a expressiva parceria com a Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Ação e Extensão Comunitária (Proext) que na atividade de hoje esteve representada pela coordenadora de ações extensivas de saúde Rosângela Cristóvão Ferreira e pelo assessor de integração comunitária Darci Galbiati. No quinto ano consecutivo, o projeto fechará as atividades de 2014 no dia 9 de dezembro, quando serão realizadas as últimas consultas, a partir das 13h; o mesmo horário definido para os exames clínicos do dia 2, conforme a assistente social do banco de olhos, Fátima Rota.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem