CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde municipal e Medicina debatem resultados e chikungunya

Reuniões entre duas instituições são constantes devido à parceria entre ambas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Saúde municipal e Medicina debatem resultados e chikungunya
Encontro registra potencialidades e fragilidades de convênio acadêmico
Foto: Matheus Teixeira Saúde municipal e Medicina debatem resultados e chikungunya
Professores da Famepp e funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde


Representantes da Secretaria de Saúde de Presidente Prudente estiveram no campus I da Unoeste na tarde desta quarta-feira (26) para mais umas das reuniões realizadas frequentemente com professores do Departamento de Medicina Preventiva e Social da universidade. Os assuntos na pauta de discussão foram a apresentação de resultados recentes advindos pela parceria estabelecida entre o curso de Medicina e a saúde pública, como a excelente avaliação que o Ministério da Saúde fez do serviço municipal, além de dialogar sobre como é tratada a questão de uma doença relativamente nova no Brasil, a febre chikungunya.

“Essa parceria é extremamente importante, tanto para a Unoeste quanto para as nossas unidades de saúde, porque a universidade sempre traz coisas novas para o âmbito do serviço, isso é extremamente necessário”, declara a coordenadora das Estratégias Saúde da Família de Prudente, Gisele Orrigo. Ela foi a responsável por divulgar aos docentes que a maior parte das unidades da cidade recebeu nota máxima do Ministério da Saúde, deixando-a entre as 15% melhores do Brasil. “A universidade, com os professores e alunos, vem a somar conosco, por isso viemos dar esse retorno”, completa Gisele.

O encontro entre o munícipio e a Unoeste também serviu para apontamento de iniciativas que vêm dando certo e outras que precisam ser aprimoradas. De acordo com o professor doutor Alex Wander Nenartavis, coordenador da disciplina do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) do curso de Medicina, o convênio entre as duas instituições possibilita uma formação mais ampla aos universitários e adequada às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, que entre vários preceitos foca em gestão de serviços de saúde, educação em saúde e atenção à saúde individual e coletiva.

Por fim, as funcionárias da secretaria presentes na reunião expuseram aos professores da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste como está a criação de protocolos para lidar com a febre chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, e de sintomas parecidos com essa mesma doença. Em Prudente ainda não há notificação, o local mais próximo é Marília (SP), mas no Brasil há registro de 828 casos diagnosticados até 25 de outubro deste ano.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem