CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Servidores estaduais recebem atendimentos sobre diabetes

Estudantes de Enfermagem atuam em modelo de oficina de saúde para proporcionar serviços e orientações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Servidores estaduais recebem atendimentos sobre diabetes
Usuários do Iamspe são orientados sobre o diabetes
Foto: João Paulo Barbosa Servidores estaduais recebem atendimentos sobre diabetes
Aplicação do teste de glicemia por estudante de Enfermagem
Foto: João Paulo Barbosa Servidores estaduais recebem atendimentos sobre diabetes
Estudantes e professores da Unoeste com equipe do Ceama


Atendimentos especiais sobre diabetes foram prestados para usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), no Centro de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceama) de Presidente Prudente. Equipe do curso de Enfermagem da Unoeste atuou durante toda a semana e na quarta-feira (19) contou com a participação da Nutrição. Num modelo de oficina de saúde, com cinco módulos de atendimentos e serviços instalados numa ampla sala, os usuários verificaram a pressão arterial, peso e altura – com avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), fizeram teste de glicemia capilar e avaliação da cintura abdominal.

Com os dados obtidos, associados a um questionário, houve a avaliação das condições de risco sobre a possibilidade de contrair a doença. “A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 na pessoa adulta. Outros dois fatores são o histórico familiar e o sedentarismo”, conforme a professora da Enfermagem, Márcia Manganaro.
A Semana de Atenção ao Diabetes permitiu tratar, com os portadores da doença, quatro temas: alimentação que colabora para diminuição do índice glicêmico, uso de adoçantes, cuidados com os pés e insulinoterapia.

Para o diretor técnico do Ceama, Agenor Carvalho do Nascimento, a contribuição prestada pela Unoeste aos assegurados do Iamspe é tão importante que já se tem a decisão da equipe técnica de formalizar convênio para o próximo ano, mantendo os atendimentos especiais e os serviços prestados desde 2010. No âmbito regional do Ceama, 1,8 mil são portadores de diabetes, o que representa 3,27% dos 55 mil assegurados em 55 municípios. Ações de prevenção e orientação estão inseridas no contexto geral da busca de eficiência dos serviços prestados aos assegurados.

Novos convênios com santas casas estão previstos, para ampliar a rede hospitalar, que no final do ano passado contava somente com Presidente Prudente e Dracena. No final de 2013, foi firmado convênio com a Santa Casa de Adamantina. No começo deste ano, com Junqueirópolis e Tupi Paulista. As duas próximas serão as de Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio. Convênios com laboratórios e médicos de diferentes especialidades permitem, numa média mensal, 2 mil exames e 3 mil consultas. De acordo com Nascimento, outra preocupação é reduzir ou zerar a fila de espera por cirurgias, que no ano passado chegava a 960 e agora está em 160.

Ao mesmo tempo, pratica-se o estímulo à prevenção em saúde e a universidade é vista como grande parceira. A professora Márcia comenta que tem sido boa a parceria com a equipe do Ceama, envolvendo a enfermeira responsável técnica Andrea Vieira Esteves Lavezzo e as enfermeiras Marinete Batista de Lima Lemos e Luciana Martins Genuário, juntamente com Nascimento. Diz ainda que, para os estudantes da Unoeste, o Ceama é também um espaço de aprendizagem. Nas atividades desta semana, com cadastro na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), estiveram envolvidos 20 estudantes de Enfermagem e quatro da Nutrição, acompanhados pela professora Renata Zangirolami. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem