CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste promove 1º Simpósio de Ciências Administrativas

Evento reúne acadêmicos e docentes de Administração, Gestão Comercial e de Recursos Humanos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Unoeste promove 1º Simpósio de Ciências Administrativas
Atividades que marcaram a abertura do Simcad ocorreram no salão do Limoeiro, no campus II
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste promove 1º Simpósio de Ciências Administrativas
João Luiz Passador da Universidade de São Paulo (USP) ministrou a palestra “Teorias das Organizações e Cultura Brasileira”
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste promove 1º Simpósio de Ciências Administrativas
Professores Fábio, Edilene, Marilani e Moisés estão entre os autores do livro “Temas Contemporâneos em Administração”


Com o tema central “Administração no Contexto Brasileiro”, a graduação em Administração e os cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial e em Recursos Humanos da Unoeste promovem até sexta-feira (14), o 1º Simpósio de Ciências Administrativas (Simcad). A abertura oficial do evento foi realizada na noite de terça-feira (11), no salão do Limoeiro, campus II.

Inicialmente, os participantes assistiram a duas apresentações realizadas pelo coral e por um grupo de alunos do 1º termo da licenciatura em Música. Em seguida, foi composta a mesa principal da solenidade que contou com a presença dos coordenadores dos respectivos cursos: Nancy Okada, Wilson Roberto Lussari e Valdecir Cahoni Rodrigues, além da presidente da Facic Júnior, Amanda Messias de Oliveira e do palestrante João Luiz Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Nancy é a presidente da comissão organizadora da iniciativa. Ela explica que o Simcad foi idealizado com o propósito de integrar as graduações, que anteriormente desenvolviam semanas acadêmicas isoladas (17ª Jornada e 6ª Mostra de Trabalhos Monográficos de Administração, 2ª Jornada de Gestão Comercial e 1ª Jornada de Gestão de Recursos Humanos). “Por meio dessa união, conseguimos concretizar um evento que atinge um número maior de participantes, trazendo uma programação variada e que nesse ano tem foco na gestão”, diz. A docente ressalta ainda, que o evento conta com o apoio da Facic Júnior.

Com mais de 600 inscritos, a coordenadora de Administração revela que o simpósio traz palestrantes de renome para a apresentação de temas atuais. “Para essa abertura contamos com a presença do Passador, que fala sobre a teoria das organizações e a cultura brasileira. Na quarta (12), teremos uma explanação sobre gestão pública e privada feita por Gustavo Henrique Petran, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Serão desenvolvidos também ao longo da semana, minicursos e a mostra de trabalhos dos futuros administradores que se formam no segundo semestre de 2014. Para o encerramento na sexta-feira (14), programamos o Quiz Esquentando a Cuca”.

O professor da USP conta que a sua abordagem sobre os processos administrativos envolve as caraterísticas do Brasil ligadas à cultura, histórico de formação e perspectivas futuras. Sobre a relevância da sua abordagem, ele considera que daqui a pouco esses acadêmicos estarão inseridos no mercado de trabalho. “Por isso, gostaria de orientá-los para que tenham uma erudição renovada, compreendendo quem são, onde estão inseridos e que tipos de relações e intersubjetividades estão envolvidos nesse trabalho de tomador de decisão em organizações complexas”.

Passador revela ainda que já foi docente do curso de Administração na universidade. “Ministrei aulas entre os anos de 2000 e 2004. Acredito que a Unoeste foi um capítulo importante da minha vida, que me trouxe muitos aprendizados. Fiquei feliz em retornar a Prudente para palestrar nessa instituição. É uma grande satisfação estar aqui”, declara.
A acadêmica do 1º termo de Administração, Larissa Criveli da Silva é uma das participantes do Simcad. “Acho que um evento que reúne vários cursos oferece uma visão ampliada e traz conhecimentos que podem complementar a minha formação. Além disso, espero adquirir informações relevantes com a mostra de trabalhos, principalmente, no que se refere à postura e à elaboração da apresentação”.

Salete Mauro, do 1º termo de Gestão em Recursos Humanos diz que as propostas trazidas pela programação a deixou curiosa. “Esse é o primeiro grande evento do meu curso que ainda é novo na universidade e, por isso, acredito que as abordagens trazidas contribuirão para que eu tenha um futuro promissor”.
Outra consideração acadêmica relevante foi feita por Renato Pazoti, do 2º termo de Gestão Comercial. “Para mim, que pretendo atuar na área de gestão, esse simpósio será muito útil, pois trará um embasamento considerável e fundamental na minha formação”.

Novidade literária – Durante a noite dessa terça (11), o salão do Limoeiro recebeu também o lançamento do livro “Temas Contemporâneos em Administração”. Nancy destaca que a obra é uma compilação de vários trabalhos relacionados à atividade do administrador que foram desenvolvidos por docentes de Administração e de outros cursos da Unoeste. “Os autores que estiveram presentes nesse momento foram os professores Moisés da Silva Martins, Fabio Luis Nogueira, Marilani Soares Vanalli e Edilene Mayumi Murashita Takenaka. O professor Jerson Joaquim da Silva foi o organizador dessa publicação”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem