CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prazo de exames da campanha do câncer de próstata é ampliado

Convênio entre Prefeitura de Prudente e Unoeste resulta na realização de mais de mil exames clínicos no laboratório da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Prazo de exames da campanha do câncer de próstata é ampliado
Novo equipamento agiliza resultados de exames nas áreas de imunologia e hormônio


Em razão da grande demanda e ampla aceitação, a campanha Novembro Azul, realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unoeste, foi estendida até o dia 18 de dezembro no que diz respeito aos exames laboratoriais já agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os pacientes foram encaminhados para o Laboratório de Análises Clínicas da universidade, onde é feita a coleta de sangue para o exame PSA. A previsão é que sejam feitos mais de mil exames, conforme relata a coordenadora administrativa do setor, Ligia Maria Delfino Caldeira.

De acordo com ela, a iniciativa já faz parte do calendário de ações preventivas do país. “Este convênio entre o poder público municipal e a universidade tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção ao câncer de próstata, sendo que esse atendimento já ocorre durante todo o ano”. Ligia destaca que as estatísticas apontam que um em cada seis homens com mais de 45 anos pode ter a doença, por isso, a ideia é motivar a população masculina a fazer os exames preventivos anualmente.

A coordenadora diz ainda que há cerca de quatro meses o Laboratório de Análises Clínica conta com um equipamento novo, o Advia Centaur, que realiza exames nas áreas de imunologia e hormônio, por meio da metodologia quimioluminescência. “Antes esses exames eram terceirizados. Tivemos todo o respaldo da Reitoria e com esse aparelho aprimoramos nosso serviço”. O resultado dos exames é encaminhado à UBS on-line, assim, o paciente vai direto à unidade em consulta agendada.

Ela explica que o exame realizado no laboratório, que contribui para detectar o câncer de próstata, é o teste de antígeno prostático específico (PSA). Trata-se de uma substância produzida pelas células das glândulas prostática, encontrada na corrente sanguínea, através da dosagem do PSA. “Se o resultado apresentar alteração, o médico encaminhará o paciente para outros exames específicos”.

Exames clínicos – Em outubro completou um ano de convênio entre a prefeitura e a Unoeste para a realização de exames clínicos da rede municipal de saúde. Neste período, conforme a coordenadora do laboratório, foram realizados mais de 276 mil atendimentos, entre particular, convênios e Sistema Único de Saúde (SUS).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem