CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cantata de Natal do Projeto Guri consiste em noite de gala

Apresentações no teatro César Cava recebe expressivo e entusiasmado público, predominantemente de familiares


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cantata de Natal do Projeto Guri consiste em noite de gala
Projeto Guri: música de qualidade em noite de gala
Foto: João Paulo Barbosa Cantata de Natal do Projeto Guri consiste em noite de gala
Orquestra do Projeto Guri, no Teatro César Cava
Foto: João Paulo Barbosa Cantata de Natal do Projeto Guri consiste em noite de gala
Equipe do Projeto Guri e coordenadoras da Proext


Como parte da parceria com a Unoeste, por intermédio do Projeto O Guri na Universidade, que é mantido junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), ocorreu na noite desta terça-feira (2) a Cantata de Natal.  Realizada no teatro César Cava, no campus I da universidade, recebeu expressivo e entusiasmado público; em sua maioria familiares dos alunos que integram o Grupo de Sopros, Camerata de Cordas, Orquestra e Coral Juvenil. Foi uma noite de gala.

A Associação Amigos do Projeto Guri, responsável pela gestão e desenvolvimento desta iniciativa, em uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura, fez do evento parte da missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. Na abertura da cantata foram feitos agradecimentos ao governador Geraldo Alckmin, ao secretário estadual da cultura Marcelo Mattos Araujo e à diretora executiva do projeto, Alessandra Costa.

Também foi manifestado agradecimento à Unoeste pela parceria iniciada em 2012 e que desde então tem proporcionado momentos de integração e aprendizado, com várias ações desenvolvidas envolvendo os alunos do Guri, tais como: atividades complementares com profissionais da área social e humanas, “bem como eventos, plantio de árvores entre outras propostas que beneficiam os alunos neste processo de aprendizagem”, pontuou o cerimonial.

Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o Estado. Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Associação Amigos do Projeto Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas à Secretaria de Cultura.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Em 2013, o Projeto Guri comemorou 18 anos de existência, tendo atendido, desde o início, cerca de 500 mil jovens, em todo o Estado. Na região de Presidente Prudente, o Projeto Guri possui 39 polos onde são atendidos mais de 6 mil alunos.

Na Cantata de Natal estiveram presentes pela Proext a coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais Graziella Plaça Orosco de Souza, a coordenadora de ações extensivas da saúde Rosilene Martins Viel e o assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Toda equipe do Projeto Guri esteve presente, incluindo a coordenadora do Polo do Projeto Guri Regional de Presidente Prudente, Fernanda Sanches.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem