CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe possui credenciais para ser evento de caráter nacional

Constatação de avaliador externo sugere oficializar nova dimensão ao Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Enepe possui credenciais para ser evento de caráter nacional
Reunião de avaliação do Enepe 2014, conduzida pelo Dr. Garcia Júnior
Foto: João Paulo Barbosa Enepe possui credenciais para ser evento de caráter nacional
Dra. Angelita ao agradecer envolvidos na realização do Enepe 2014
Foto: João Paulo Barbosa Enepe possui credenciais para ser evento de caráter nacional
Participantes da reunião de apresentação da avaliação do Enepe 2014


Em termos de nomenclatura, para que o Enepe tenha oficializado o caráter nacional, não é preciso nem mexer na sigla. Do "en", da expressão encontro, o "n" passaria a designar abrangência. Ficaria assim: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa Extensão. Simples assim. Possivelmente por predestinação. Mas não é só. Realizado anualmente em outubro, o evento possui notável qualidade acadêmica e científica dos trabalhos apresentados e expressiva participação que extrapola as fronteiras do Estado de São Paulo. A oficialização da nova dimensão poderá ocorrer no começo do próximo ano letivo, estimulada por sugestão do avaliador externo do Enepe 2014.

Pesquisador vinculado ao Departamento de Educação Física e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp em Presidente Prudente, o Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho considerou o Enepe como evento de significativa importância acadêmica e científica, com caraterísticas de âmbito nacional. Para ele, ao realizar o Enepe a Unoeste expressa o seu compromisso com a construção do conhecimento científico e também com a transmissão desse conhecimento e sua aplicação na sociedade, consolidando seu papel social no processo de formação humana e na construção e transformação da sociedade.

No relatório de Viotto Filho foram feitos vários apontamentos, enaltecendo alguns pontos e apresentando aconselhamentos para melhorias em outros. Os 22 envolvidos na organização do Enepe 2014, participantes da reunião de avaliação durante a manhã desta terça-feira (2), acenaram positivamente à sugestão da abrangência nacional. Na primeira reunião preparatória do Enepe 2015, no dia 10 de março, pelo menos dois assuntos estarão em pauta: o tema e a possível nova nomenclatura. “Crescemos e temos muito a crescer, sempre causando impacto na sociedade”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Para o pró-reitor, é plausível pensar no evento de caráter nacional e continuar fortalecendo a pesquisa, inovação, ensino e extensão. Durante a reunião, considerou a possibilidade da buscar parcerias do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicos (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Apesar de o termo nacional não estar no nome, o Enepe já possui esse caráter pela excelência em conferências, pela qualidade dos trabalhos e pelo grande número de participantes de universidades paulista e de outros estados”, comentou a coordenadora pedagógica da Unoeste, professora Darcy Alessi Delfim, que na reunião representou a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad).

A pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, Dra. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, também se encantou com a sugestão do avaliador externo e disse que vem num bom momento, de grandes realizações da Unoeste. Citou como exemplo a conquista, pelo quinto ano consecutivo, do Selo de Responsabilidade Social, outorgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Escolas de Ensino Superior (AMBES). Fato que recebeu aplausos dos presentes ao encontro de avaliação do Enepe 2014, no qual o Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, coordenador da Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq), expôs os resultados que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) obteve de questionário respondido on-line por 633 dos mais de 4,2 mil inscritos no Enepe.

Responderam quase 500 estudantes e mais de 100 professores, além de profissionais de diferentes áreas, dos quais 87,7% da Unoeste e 12,3% de outras instituições. Em termos de organização geral, quesitos ótimo e bom foram superiores a 70% e passou de 90% em relação à recepção, credenciamento e entrega de material. Em nome da CPA, Darcy Alessi falou da satisfação em contribuir pontuando alguns elementos, tantos os que atestam a qualidade do evento quanto os que sugerem melhorias. “Temos um sistema de avaliação própria muito bom na instituição, que surpreende os avaliadores externos”, disse.

Constituído por três encontros – 19º Enapi (pesquisa), 12º Enaext (extensão) e 11º Enaens (ensino) e do 3º Simpósio de Iniciação Científica (SIC) –, o Enepe 2014 bateu recordes em inscritos, pagantes, trabalhos submetidos e trabalhos aprovados. Foram 4.285 inscritos neste ano, ante 3.719 do ano passado, num crescimento de 15,2%. Os pagantes aumentaram em 20%, de 3.006 para 3.608. Trabalhos submetidos: de 1.075 para 1.318 (22,6% a mais); aprovados de 1.023 para 1.153 (12,7%).  Entre os destaques está também o crescimento da participação da comunidade da Unoeste: de 663 para 867.

Na avaliação deste ano, a novidade foi a inclusão de questões apresentadas pelo Departamento de Comunicação da Unoeste. Numas delas, a pergunta ao inscrito era sobre como soube do Enepe. As respostas apresentaram predominância pelo site da própria instituição: 30%, enquanto informação de professores e coordenadores foram 24,8%, e-mail 10,4%, colegas 9,8%, cartaz 8,9% e redes sociais 6,2%. Sobre a motivação em participar: apresentação de trabalho 19,7%, carga horária 15,4%, incentivo do curso 11%, tema 10%, tradição 9,4% e programação 8,8%. Quanto à contribuição para formação ou atividade profissional proporcionada pelo Enepe, 89,1% responderam positivamente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem