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Livro sobre os desafios da avaliação institucional é lançado

Trabalhos apresentados na obra contribuem para o diálogo institucional e adoção de novas modalidades de geração de conhecimento


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Foto: Mariana Tavares Livro sobre os desafios da avaliação institucional é lançado
Parte dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste, durante o lançamento do livro
Foto: Mariana Tavares Livro sobre os desafios da avaliação institucional é lançado
Todos os coordenadores dos cursos de graduação da universidade receberam um exemplar


Os dez anos de trabalho e compromisso com o desenvolvimento acadêmico da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste são evidenciados no livro “Os Desafios da Avaliação Institucional: O Papel da CPA”, desenvolvido pelos membros na universidade. A obra, que aborda a importância dessa prática nas instituições de ensino superior, está disponível para compra no site da editora CRV. “São experiências vividas durante todos esses anos”, relata a coordenadora desta comissão, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim.

De acordo com ela, este é um grande momento. “Os resultados das avaliações internas e externas são o que sustentam o planejamento e a organização institucional”. Para Darcy, a autoavaliação é sempre muito complexa, pois expõe tanto as potencialidades quanto as fragilidades. “Por isso, agradecemos à Reitoria da Unoeste por todo o apoio, confiança e respeito ao nosso trabalho”.

A organizadora da obra, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, docente e integrante da CPA, lembra que são retratados temas, caminhos e desafios de ensino e pesquisa, processados durante a construção coletiva institucional. “Os trabalhos apresentados são frutos da reflexão sobre teorias e práticas da avaliação, contribuindo para o diálogo e para a adoção de novas modalidades de geração de conhecimento, tendo em vista o aperfeiçoamento científico e de práticas institucionais, nos âmbitos de atuação da sociedade”.

Alba salienta que a avaliação institucional apresenta-se como resultado de uma necessidade e exigência da realidade acadêmica, conforme evidenciado nos textos que compõem a publicação. “A concretização é feita por meio de práticas que se diversificam, dependendo das escolhas, dos problemas tratados e das condições locais, respeitando-se, contudo, princípios comuns”.

A CPA da Unoeste é citada na segunda parte da obra: “Projetos Voltados à Avaliação Institucional na Unoeste”, capítulo que traz reflexões sobre práticas e experiências da autoavaliação institucional da maior universidade do Oeste Paulista, conforme relata a Dra. Alba. “Os autores, membros da CPA e demais pesquisadores, partilham de experiências que apresentam diferentes compreensões dessa prática, chamando atenção para os métodos, instrumentos e procedimentos, muitas vezes inéditos no Brasil”, completa. São apresentadas experiências de implantação da avaliação institucional e o sistema de avaliação da instituição, o SAV, um software para desenvolvimento de questionários on-line, criado para subsidiar suas avaliações.

A iniciativa para o desenvolvimento do livro foi elogiada pelos pró-reitores doutores José Eduardo Creste (Acadêmico), Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação), Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima (Extensão e Ação Comunitária). Durante o lançamento, nesta semana, todos os coordenadores de cursos de graduação da Unoeste receberam o livro. A Rede de Bibliotecas da universidade também terá exemplares disponíveis para empréstimo.

Perfil do ingressante – Em um capítulo específico, a professora Cristiane Maciel Rizo e o então professor da instituição (na época da produção da obra) Robson Quintilio destacaram o perfil dos alunos da Unoeste, a partir de levantamentos. “Quando começamos com o sistema próprio [SAV], surgiu a necessidade de um levantamento desses dados no geral, de tudo que já tínhamos. Utilizamos um software estatístico, que o Robson já trabalhava, para tabular os dados de cinco anos. Desse período, geramos vários gráficos, sendo que dentre os resultados o que ficou muito evidente foi que o aluno busca a Unoeste pela qualidade de ensino, nesta hora da escolha pela instituição”. Cristiane afirma que essa análise é importante para a universidade em geral e também para o Ministério da Educação (MEC), já que apresenta características importantes dos estudantes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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