CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

MEC atribui conceitos máximos ao curso de Odontologia

Graduação da Unoeste conquistou nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e também no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André MEC atribui conceitos máximos ao curso de Odontologia
Teoria e prática atreladas garantem uma qualificação diferenciada aos futuros dentistas
Foto: Débora André MEC atribui conceitos máximos ao curso de Odontologia
Resultados positivos refletem o trabalho desenvolvido por direção, coordenação e professores do curso


Atualizada em 07/01/2015

Ao longo dos seus 40 anos de funcionamento, a Faculdade de Odontologia (Fopp) da Unoeste conquistou prestígio e tradição. Reafirmando esse status, a graduação recebeu recentemente do Ministério da Educação (MEC), conceitos máximos nos respectivos indicadores de qualidade: notas 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2013 (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em escala de 1 a 5. O conceito da graduação coloca a Odontologia da Unoeste entre as quatro únicas no Brasil com 5 no CPC, entre públicas e particulares, sendo ainda o melhor curso particular do Brasil.

“Procuramos oferecer o que há de melhor para os nossos alunos, para que eles tenham um aprendizado completo e possam se destacar profissionalmente. Sendo assim, acredito que as atribuições emitidas por esse órgão federal, comprovam que atendemos aos padrões de qualidade exigidos e nos colocam entre os melhores do país”, diz Claudia de Oliveira Lima Coelho, diretora desta graduação na universidade.

Em relação ao excelente desempenho obtido pelos estudantes, ela revela que é um reflexo do comprometimento com a instituição. “Os acadêmicos que prestaram a prova sempre tiveram a consciência de que estudavam em um curso bem conceituado. Sendo assim, visualizaram o exame como a oportunidade de mostrar que o ensino oferecido pela Unoeste é diferenciado”.

A egressa Bianca Gonçalves Dias sente orgulho de ter colaborado para esta conquista. Formada no 2º semestre de 2013, a ex-aluna lembra que o embasamento obtido nos quatro anos de estudo lhe deixou preparada para o exame. “A prova é bem específica e todas as problemáticas levantadas possuem linguagem científica, uma abordagem que já conhecíamos. Fico muito feliz pela nossa turma ter obtido o conceito máximo, que além do nosso esforço, reflete o padrão de qualidade da graduação na Unoeste”.

Claudia comenta que além do desempenho dos universitários, outros aspectos contribuíram para os resultados no Enade e CPC. “A formação que oferecemos atende plenamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e as orientações da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Nosso corpo docente é constituído em mais de 80% por mestres e doutores. Inovadores, experientes e com sede de ensinar, eles mantêm uma ótima relação com os nossos acadêmicos, possibilitando uma formação integral e diferenciada”.

A coordenadora pedagógica da Odontologia, Eliane Cristina Gava Pizi, complementa que a metodologia empregada no curso, voltada para a discussão de casos clínicos e de artigos científicos, também foi importante. “Com essa forma de ensinar, agregamos conhecimentos ao longo da graduação, o que permite a formação de dentistas com um senso crítico mais apurado, que conseguem resolver e analisar situações distintas”.

Outra consideração relevante diz respeito à pesquisa. Segundo a professora responsável pelas disciplinas na área, Cristhiane Olívia Ferreira do Amaral, a vertente recebe a atenção e o estímulo necessários para o envolvimento cada vez maior da comunidade acadêmica. “Nesses últimos anos, a nossa produção científica cresceu muito, resultando em trabalhos premiados, artigos publicados, participação em jornadas acadêmicas e apresentações em congressos. Sem dúvida, queremos dar continuidade a esse trabalho”.

Completando a tríade que norteia as ações da graduação, refletidas nos conceitos máximos do Enade e CPC, Cláudia pontua que na extensão, os futuros profissionais mantêm uma relação estreita com a população. “Em Presidente Prudente e região, nossos alunos desenvolvem um trabalho de prevenção, como, por exemplo, contra o câncer de boca e a cárie. Todas as atividades desenvolvidas contam com uma estrutura inovadora, formada por três Laboratórios de Habilidades Odontológicas, com equipamentos de última geração, além das cinco unidades da Clínica de Odontologia”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem