CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisador instrui agricultores sobre plantas medicinais

Proposta voltada aos fitoterápicos é desenvolvida em Itapeva, no âmbito de parceria com o Ministério da Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisador instrui agricultores sobre plantas medicinais
Zocoler e os materiais utilizados na oficina
Foto: Cedida Pesquisador instrui agricultores sobre plantas medicinais
Produtos fitoterápicos produzidos na agrovila
Foto: Cedida Pesquisador instrui agricultores sobre plantas medicinais
Participantes de atividade teórica, na agrovila


A Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) anuncia que foi ofertada pela a Unoeste, em Itapeva (SP), a oficina “Saúde Consciente: Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, ministrada pelo professor Marcos Zocoler, pesquisador vinculado ao curso de Farmácia, com a gestão da coordenadora de extensão da área da saúde Rosilene Martins Viel. “A referida oficina contribui com a proposta do Arranjo Produtivo Local de plantas medicinais e fitoterápicos que integra as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com parceria formalizada pela Unoeste com o município”, diz a coordenadora de ações extensivas gerais, Aparecida Martines de Oliveira.

Ela conta ainda que a parceria, além da Unoeste, engloba o Ministério da Saúde, como órgão concedente dos recursos financeiros, a cidade de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Fiocruz/ Instituto de Tecnologia em Fármacos, a Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais (Cooplanta), o Instituto Giramundo e a Associação dos Produtores Rurais Quilombos do Jaó.  A referida parceria foi financiada pelo Ministério da Saúde, por meio de seleção através do edital nº 01/04/2012, com o objetivo de apoiar agricultores familiares do município de Itapeva – Estado de São Paulo, visando o fortalecimento de redes de negócios sustentáveis baseados na produção agroecológica de plantas medicinais, focado em Arranjo Produtivo Local (APL), que atende as necessidades do SUS e contribui para a geração de renda, agregando valores às atividades da agricultura familiar e quilombolas.

Conforme a coordenadoria, no desenvolvimento desse projeto coube à Unoeste a realização da oficina de capacitação em fitoterápicos e plantas medicinais para os profissionais de saúde; ministrada pelo professor Zocoler, cujo conteúdo teve como objetivo principal abordar os aspectos gerais e específicos relacionados à área de plantas medicinais e fitoterápicos, possibilitando a capacitação de 50 servidores públicos de saúde desse município. A oficina foi realizada em duas etapas: a primeira no período de 18 a 20 de setembro de 2014 e a segunda de 24 a 27 de novembro de 2014, na agrovila 5, no bairro Fazenda Pirituba. A primeira etapa teórica versou sobre extração de princípios ativos de origem vegetal e a segunda sobre prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos. Ainda na terceira etapa, prevista para o início de 2015, o módulo a distancia será desenvolvido para a conclusão das ações de capacitação estabelecidas nessa parceria.

“Desse modo, a transferência de tecnologia, promovida pela a Unoeste, apoia a estruturação, consolidação e o fortalecimento de Arranjo Produtivo Local, na cidade de Itapeva, no âmbito do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas (PNPMF). A finalidade é agregar valor à matéria-prima vegetal, com padrão de qualidade exigido pela cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, inserindo a assistência farmacêutica municipal na proposta preconizada pelo Ministério da Saúde. Assim, o complexo produtivo em plantas medicinais e fitoterápicos, realizado no município de Itapeva, poderá contribuir como modelo piloto para ações transformadoras no contexto da saúde, meio ambiente e condições de vida”, diz  Aparecida Martines.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem