CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto visa transformar recicláveis em lares ecológicos

Tijolo ecológico em desenvolvimento na Unoeste poderá ser usado em obras da mesma forma que o tradicional é empregado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Projeto visa transformar recicláveis em lares ecológicos
Jader Géa Garcia, aluno do 4º termo de Engenharia Civil da Unoeste, está envolvido nessa elaboração


Abaixo o antigo conceito de selva de pedras! Afinal, ambientalistas, arquitetos e engenheiros preocupam-se, mais e mais, em fazer projetos de moradias com alternativas ecológicas, que deem mais conforto aos moradores e vislumbrem a edificação de cidades mais sustentáveis. Prova de que construção civil e natureza devem ser aliadas é um tijolo ecológico em desenvolvimento na Unoeste para ser usado em obras da mesma forma que o tradicional é empregado.

A professora da Unoeste, Rebeca Delatore Simões, doutora em ciência e tecnologia em materiais, orienta a criação do tijolo sustentável, produto que ela define como aqueles feitos com itens que reduzem impactos ambientais. “Nosso intuito é fabricar um tijolo do tipo adobe, que tenha materiais recicláveis que serão triturados e agregados a ele. Será fabricado sem queima, apenas seco ao sol, portanto, não haverá emissão de poluentes no ar”, declara a doutora.

Nesse reaproveitamento de matérias-primas haverá uso de pet, isopor, reboco, outros materiais que restam da construção civil e o vinhoto, parte líquida que sobra do caldo da cana-de-açúcar aproveitado na produção do etanol. “Há economia ao reutilizar o reboco, o qual tem embutido areia, cal e cimento, que são extraídos da natureza, e ao aproveitar o vinhoto substituímos o uso da água. O isopor e o pet são feitos de reservas de petróleo, então o quanto menos explorá-las é melhor, pois é difícil de serem recompostas”, evidencia Maria Eunice Carvalho Tosello, professora de Arquitetura e Urbanismo e aluna do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ambos na Unoeste.

Junto com elas na elaboração do tijolo ecológico está Jader Géa Garcia, aluno do 4º termo de Engenharia Civil da Unoeste, que conseguiu bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) graças à grande importância da pesquisa. “Estar envolvido nesse projeto vai acrescentar muito para o meu currículo acadêmico e para crescimento pessoal e profissional, porque hoje o auge das discussões é o meio ambiente”. Com esse raciocínio maduro, o universitário aposta num mundo melhor se os  profissionais pensarem além de pura e simplesmente construir e estiverem dispostos e capacitados para executar soluções ambientais e de bem-estar à população.

Tijolo ecológico – Poderá ser equiparado ao comum e pontos positivos e negativos de um em relação ao outro serão analisados em laboratório da Unoeste. Após ter o protótipo pronto, esses blocos serão oferecidos para empresas da região de Presidente Prudente (SP) a fim de que sejam fabricados em larga escala.

 
Principais benefícios do tijolo ecológico
  1. Economiza água
  2. Usa produtos recicláveis
  3. Não polui o meio ambiente
  4. Fabricação simples e barata
  5. Aquece a economia regional

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem