CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar atende 12 mil alunos em cinco anos

Acuidade remeteu 2,1 mil crianças para consultas médicas, melhorando a aprendizagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar atende 12 mil alunos em cinco anos
Reunião para balanço de 2014 e definições para 2015
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar atende 12 mil alunos em cinco anos
Entrega do relatório de 5 anos do projeto, para a Proext
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar atende 12 mil alunos em cinco anos
Participantes da reunião realizada na secretaria da Proext


Atualizada em 04/03/2015

Envolvidos no projeto Saúde Visual do Escolar comemoram os excelentes resultados alcançados, conforme o balanço de fechamento dos primeiros cinco anos de atividades. A aplicação de testes de acuidade atingiu 12.006 alunos, dos quais 2.194 foram encaminhados para exames clínicos, com a estimativa de que 15% necessitaram usar óculos. Testemunhos de diretores de escolas e professores são de que as crianças, com os óculos, melhoraram o desempenho escolar, já que passaram a enxergar claramente a lousa. Isso resultou em mais atenção às aulas e melhorou, significativamente, o aprendizado.

Iniciado em 2010, por iniciativa do Lions Clube Cinquentenário, o projeto atende alunos do 6º ano do ensino fundamental, antiga 5ª série. Portanto, quando do ingresso em escola estadual, já que o primeiro ciclo é ofertado pela Rede Municipal de Educação, onde a acuidade ocorre para alunos do 1º ano. No começo eram 27 escolas do Estado na cidade, mas com a municipalização do ensino hoje são 24.

O mesmo aluno que fez o teste no 1º ano é o que será alcançado novamente no 6º ano, de tal forma que durante o ensino fundamental recebe o atendimento municipal e o do voluntariado, cujos testes são aplicados nas escolas por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), da Unoeste, orientados e acompanhados por professores, com a logística proporcionada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da universidade. Os exames são realizados no Banco de Olhos da Santa Casa. Não há custo para a família do aluno e, na maioria dos casos, nem mesmo da compra dos óculos, doados pelo Lions.

O projeto caminha tão bem que a sugestão de regionalização, feita pela pró-reitora Dra. Angelita Lima, foi acatada pelo Lions e encaminhada ao Distrito L-12 da associação, obtendo o aval do seu governador Paulo Eduardo Tondate. “Nosso governador ficou encantado com o projeto e irá nomear um membro da governadoria exclusivamente para cuidar da regionalização, inicialmente na região de Prudente, já que abrangência do L-12, vinculado ao Lions Internacional, vai de Ourinhos (SP) a Ponta Porã (MS)”, diz o presidente do Cinquentenário, Luiz Antônio Gimenes.

As definições sobre a regionalização serão tomadas no começo do próximo ano, enquanto o Saúde Visual do Escolar será retomado em Prudente no mês de março. Antes, no dia 25 de fevereiro haverá reunião para treinamento docente, feita por um oftalmologista, na secretaria geral da Proext, no campus II da Unoeste. Mesmo local da reunião realizada na tarde desta quarta-feira (10), para o balanço de 2014 – com os exames pelo médico Leonardo de Castilho – e definição das estratégias de 2015, quando o presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, entregou o relatório dos cinco anos para a coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, Rosilene Martins Viel.

Além de Gimenes, Sesti Filho e Rosilene, participaram da reunião Cláudia Calvo Alessi e Magda Luzia Neves, professoras da Medicina; José do Carmo Ferreira, Fátima Rota, Lucimar Cavalieri e Thiago Vitorino, do Banco de Olhos; Antônio José Salas Molina e Marli de Oliveira Rodrigues, do Lions Clube Cinquentenário; e Darci Galbiati, assessor de integração comunitária da Proext. Em nome do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, o relatório fecha com ofício de agradecimento à Unoeste, assinado por Sesti Filho, pelo diretor técnico Edson Rikio Fudo, pela enfermeira-chefe Daiane Graciela da Silva Hilário e pela assistente social Fátima Rota.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem