CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Zootecnia é nota máxima em avaliação do MEC

Graduação obteve Conceito Preliminar de Curso (CPC) 5, em escala de 1 a 5; estudantes tiveram desempenho muito bom no Enade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Zootecnia é nota máxima em avaliação do MEC
Ana Claudia Ambiel: “Unoeste visa preparar o zootecnista para atender as demandas e exigências do mercado e da sociedade”
Foto: Débora André Zootecnia é nota máxima em avaliação do MEC
Formação completa: futuros zootecnistas têm contato com diversas cadeias produtivas, como a do avestruz


A Zootecnia da Unoeste recebeu nota máxima (5), em escala de 1 a 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação foi a única de instituição particular a conquistar esse conceito no Brasil, estando ainda entre os três melhores cursos do país, considerando públicas e privadas, que alcançaram o conceito máximo no CPC. Conforme informa a coordenadora do curso na universidade, Ana Claudia Ambiel, trata-se de um conceito amplo que considera vários fatores como: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, segundo orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes).

“Todos os itens têm o seu peso e importância, sendo que para conseguir o conceito máximo precisam ser bem avaliados”. Diante de tais observações, Ana Claudia salienta que a nota 5 da graduação expressa um conjunto de ações, que têm como objetivo maior formar e preparar o zootecnista para atender as demandas e exigências do mercado de trabalho e anseios da sociedade. “É uma conquista que reflete vários fatores, como a atualização da matriz curricular, a ampla capacidade técnica-pedagógica, titulação dos professores, além da infraestrutura de laboratórios e dos setores produtivos instalados no Centro Zootécnico e na Fazenda Experimental, que permitem a realização de aulas práticas, iniciação científica e atividades extensivas”.

A coordenadora enaltece além das iniciativas desenvolvidas na graduação e o envolvimento dos alunos, o engajamento do corpo docente.  “Todas as nossas atividades estão alinhadas e articuladas ao tripé da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os resultados atribuídos pelo MEC devem ser divididos com todos na Unoeste”.

Para a professora doutora Marilice Zundt, a avaliação do MEC tornou-se uma etapa de fundamental importância para os cursos e todos os envolvidos nesse processo, sendo também um diferencial no histórico do aluno. “A nota 5 vem coroar a Zootecnia, curso que tem como foco além do conteúdo técnico-científico, o desenvolvimento de valores como responsabilidade e comprometimento, preparando o aluno para os desafios do mercado de trabalho”.

Enade – Os acadêmicos que prestaram o Enade 2013 também tiveram desempenho considerado muito bom, ficando com conceito 4, em escala de 1 a 5. A coordenadora Ana Claudia Ambiel destaca o envolvimento dos acadêmicos com o aprendizado e demais atividades curriculares e extracurriculares. “A formação que os futuros profissionais recebem na instituição é um processo contínuo de aplicação do projeto pedagógico, que por sua vez está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), instrumento que estabelece as habilidades e competências do zootecnista e é norteador do exame”.

A egressa Bruna Araújo de Angelo esteve entre os participantes. “Acredito que cabe a nós, alunos, a responsabilidade de dedicar-se e aproveitar esse momento para expor todo o conhecimento adquirido na universidade. Não tenho dúvidas que foi uma experiência única, pois estava confiante e preparada para fazer o Enade”.

Responsável por uma fábrica de ração em Nova Mutum (MT), a zootecnista garante que o curso da Unoeste proporciona totais condições para atuação no mercado de trabalho. “A graduação tem esse compromisso com a formação de bons profissionais, oferecendo total suporte e conteúdo. Ao mesmo tempo em que ensina, nos estimula a buscar uma área de maior afinidade, propiciando vivências diferenciadas e aprendizados memoráveis, fazendo com que você se apaixone cada vez mais pela sua escolha”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem