CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações do Trote do Bem são inscritas em premiação nacional

Doações de livros em estímulo à leitura e ração para cães em estado de abandono concorrem na Fundação Educar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ações do Trote do Bem são inscritas em premiação nacional
Graciella, Canziani, Angelita e Ronchi: nova doação do Direito
Foto: João Paulo Barbosa Ações do Trote do Bem são inscritas em premiação nacional
Estudantes da Medicina Veterinária doaram 1 tonelada de ração
Foto: João Paulo Barbosa Ações do Trote do Bem são inscritas em premiação nacional
Doação de livro durante o Trote do Bem, em fevereiro


Pioneira entre as instituições de ensino superior que adotaram o trote do bem para combater a violência na recepção de calouros por veteranos, a Unoeste obteve no começo do presente ano letivo resultados extraordinários em ações voltadas a este fim. Sobressaíram-se as doações de livros para estímulo à leitura pela comunidade estudantil e de ração para cães em estado de abandono, que até sexta-feira (4) desta semana deverão estar inscritas para concorrer ao Prêmio Trote da Cidadania, promovido pela Fundação Educacional DPaschoal. A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) anuncia inscrições nas duas categorias da premiação nacional: Trote cidadão livro e Trote cidadão livre.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (1) pela pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, com a inscrição do projeto “Doe um livro deixe sua marca...” providenciada pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graciella Plaça Orosco de Souza; e o projeto “Arca de Noé” pela diretora do curso de Medicina Veterinária, Gláucia Prada Kanashiro, juntamente com os professores extensionistas Haroldo Alberti e Rafael Costa Guilhen. A arrecadação de livros passa de 3 mil e ainda hoje o curso de Direito entregou à Proext mais de 400 livros recebidos como inscrições no 6º Simpósio Jurídico, dias 10 e 11 de março.

Conforme o coordenador da graduação Sérgio Ricardo Ronchi e o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares, Eder Canziani, os estudantes de Direito participaram do trote no começo do ano letivo e agora fizeram nova contribuição, mediante a iniciativa da inscrição para o simpósio ser a doação de livro. A pró-reitora agradeceu a nova colaboração ao Programa Biblioteca Aberta da Unoeste, no qual está inserido o projeto da doação de livros. A nova arremessa tem publicações como Olga, de Fernando Moraes; A Volta ao Mundo em 80 dias, de Júlio Verne; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira; Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles; e Prá Você eu Conto, de Moacyr Scliar.

No segmento infantil, entre os livros estão os da Coleção Aventuras Grandiosas, que compreende resumos de clássicos como O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, com adaptação de Isabel Vieira; e O Jovem Rei, de Oscar Wilde, adaptado por Ana Carolina Vieira Rodrigues.  Os mais de 3 mil livros serão disponibilizados para leitura da comunidade acadêmica, em instalações de livre acesso nos corredores dos campi I e II da Unoeste, além das bibliotecas comunitárias mantidas em parceria pela Associação Betesda e Proext e na brinquedoteca do Hospital Regional de Presidente Prudente.

Inserida no Trote do Bem da Unoeste, a mobilização dos estudantes do curso de Medicina Veterinária resultou na arrecadação de 1 tonelada de ração animal, destinada à Pastoral de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, que resgata cães e gatos em estado de abandono na cidade de Presidente Prudente, com a qual a Proext mantém convênio desde outubro do ano passado pelo projeto Arca de Noé que envolve o curso e o Hospital Veterinário da Unoeste, incluindo os médicos veterinários Adriana Falco de Brito e Yudinei Pereira da Motta no atendimento aos cães doentes ou com ferimentos.

No regulamento do Prêmio Trote da Cidadania, a Fundação Educar DPaschoal manifesta acreditar que estimular comportamento empreendedor e de protagonismo social entre jovens universitários contribui para a formação de cidadãos mais engajados e profissionais mais conscientes de seu papel social. Pensando nisso, há 15 anos realiza o prêmio. Em 2014, o objetivo é destacar e reconhecer os melhores projetos de Trote Cidadão em instituições de ensino superior e escolas técnicas de todo o território nacional, fomentando o voluntariado e estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo social em atividades realizadas com a comunidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem