CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ambiente Agrícola é convite para debater ecologia no campo

Envolvendo pesquisadores da Unoeste, livro apresenta assuntos voltados à agrometeorologia e ao meio ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ambiente Agrícola é convite para debater ecologia no campo
Ambiente Agrícola: a primeira de quatro publicações previstas
Foto: João Paulo Barbosa Ambiente Agrícola é convite para debater ecologia no campo
Pesquisadores da Unoeste, Vagner Camarini, Tadeu Marques e Paulo Manfron


O primeiro de quatro livros previstos com o título Ambiente Agrícola já está em circulação. Editado pela Cidadela, com sede em Porto Alegre (RS), a publicação é um convite ao debate sobre a ecologia no campo.  A produção envolve pesquisadores de diferentes instituições, três deles vinculados ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, com as ofertas de mestrado e doutorado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. Um dos organizadores, o doutor Paulo Augusto Manfron, anuncia que o livro apresenta assuntos voltados à agrometeorologia e meio ambiente.

“Um dos objetivos é proporcionar aos estudantes de graduação o acesso à leitura de produções científicas, por meio de textos produzidos em uma linguagem acessível”, comenta Manfron que procede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) e divide a organização da publicação com o doutor Bráulio Otomar Caron, do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors), campus mantido pela mesma instituição de ensino superior na cidade de Frederico Westphalen (RS).  Entre os oito envolvidos estão os doutores Vagner Camarini Alves e Tadeu Alcides Marques, também da Unoeste.

Os demais envolvidos são: Denise Schmidt, Velci Queiróz de Souza e Vanderlei Rodrigues da Silva, todos vinculados ao Cesnors, e Silvana Ohse, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. A apresentação da obra foi confiada à doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, em deferência ao trabalho que desenvolve a frente da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, em estreita relação com a pesquisa e o ensino nos níveis da graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

No livro de 133 páginas, são sete capítulos, sendo cada um de tripla autoria: 1- Ecologia agrícola e Ecofisiologia Vegetal, 2- Fatores e Processos de Formação do Solo, 3- Propriedades Físicas do Solo, 4- Propriedades Químicas do Solo, 5- Macronutrientes no Solo e o Crescimento das Plantas, 6- Micronutrientes no Solo e o Crescimento das Plantas e 7- Absorção Foliar: Princípios e Aplicações. No texto de apresentação da publicação, como resultado de produção científica, a visão da autora é de que o conteúdo do livro como um tudo há de influenciar a visão de mundo dos leitores, com estratégias e soluções de problemas que norteiam o ambiente agrícola. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem