CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Analistas de sementes são preparados na região de Prudente

Formação e credenciamento são realizados pela Cati, que atende pedido de associação nacional de produtores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Analistas de sementes são preparados na região de Prudente
Aula para formação de analista de sementes, no laboratório da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Analistas de sementes são preparados na região de Prudente
Futuros analistas de sementes em aula da Dra. Ana Novembre
Foto: João Paulo Barbosa Analistas de sementes são preparados na região de Prudente
Sandra Regina Dias Ferreira, diretora executiva da Anprosem


Em tempos de preocupação com produtividade pecuária, voltada à maior produção numa mesma ou até em menor área, a qualidade de gramíneas e leguminosas forrageiras é essencial. As sementes precisam apresentar qualidades genética, física, fisiológica e sanitária. A garantia da procedência de tais características depende da atuação do analista de sementes. Certificação para realizar tal procedimento é possibilitada em curso da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes e do Laboratório Central de Sementes e Mudas, com sede em Campinas (SP).
 
Atendendo ao pedido e com organização da Associação Nacional de Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras (Anprosem), a Cati realiza nesta semana, em Presidente Prudente, curso para formação de analista de sementes. Aulas teóricas e atividades práticas são desenvolvidas no Laboratório de Sementes da Unoeste, no campus II. Há um convênio entre a entidade nacional e a instituição de ensino superior, formalizado para tal fim e por conta de ampla e moderna infraestrutura. São 15 profissionais da área de ciências agrárias fazendo o curso, sendo 13 vinculados a empresas e produtores e dois do mestrado em Agronomia da Unoeste.
 
A Anprosem tem sede em Prudente, que está entre as duas regiões paulistas líderes na produção de sementes de forrageiras. A outra é Ribeirão Preto (SP). Criada em 2009 e em franca expansão – com empresas e produtores associados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul – a entidade é comandada pelo engenheiro agrônomo e produtor Homero de Assumpção Fernandes da Silva. A diretora executiva, também engenharia agrônoma, Sandra Regina Dias Ferreira, conta que o diretor geral e seus pares de diretoria estão empenhados em promover outros cursos de qualificação para atendar as demandas das empresas e dos produtores.
 
Na posição de intermediária dos pleitos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que regula e fiscaliza a produção agropecuária brasileira, a Anprosem está empenhada em apoiar a classe em questões pertinentes à legislação, orientação e capacitação de profissionais, na busca inovações tecnológicas proporcionadas pela produção científica das universidades – entre as quais está incluída a Unoeste – e instituições governamentais nacionais e internacionais, inclusive apoiando as pesquisas no setor de forrageiras.

Prudente, na condição de polo brasileiro de produção de sementes de forrageiras, predominantemente as variedades de braquiária e Panicum maximum (colonião), atende o mercado nacional e exporta para países da América Latina e da América Central. O curso de analista de sementes está voltado para atender a demanda em se ter profissionais qualificados, com o ensino envolvendo a equipe do diretor do departamento e do laboratório de sementes da Cati/Campinas, engenheiro agrônomo Edson Luiz Coutinho, e o diretor técnico da Unidade de Sementes e Mudas da Cati/Prudente, engenheiro agrônomo Renato Lima.

A Dra. Ana Dionízia da Luz Coelho Novembre ministrou a aula inaugural e também lecionou nesta quarta-feira (2). Vinculada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a pesquisadora atua na área de tecnologia de sementes, principalmente em análise de sementes. Na Unoeste, o convênio é com o Programa de Mestrado em Agronomia Stricto Sensu – mestrado e doutorado, que na cerimônia de abertura do curso esteve representado pelo vice-coordenador, Dr. Carlos Sérgio Titiran.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem