CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cati anuncia implantação de modelo para controle de voçoroca

Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista já liberou os recursos e previsão de início dos serviços é para maio


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cati anuncia implantação de modelo para controle de voçoroca
Técnicos da Cati e proprietários rurais reunidos em Anhumas (SP)
Foto: João Paulo Barbosa Cati anuncia implantação de modelo para controle de voçoroca
Apresentação da unidade móvel do Sebrae Rural
Foto: João Paulo Barbosa Cati anuncia implantação de modelo para controle de voçoroca
Lanzarini, Dr. Moro, Cezário, Souza Neto e Selma


Solo de textura arenosa e susceptível a erosão faz da região de Presidente Prudente uma das mais críticas do Estado de São Paulo no aspecto da degradação. Para reverter a situação, o governo subsidia o produtor rural em 90%. Os recursos são do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). Unidade modelo de controle de voçoroca será implantada em Anhumas (SP). Os recursos já estão liberados. A previsão é que os serviços comecem em maio e estejam prontos em agosto ou setembro, numa área de 1 hectare – de propriedade com 25 hectares em Anhumas.

O anúncio pelo diretor técnico do escritório regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), João Menezes de Souza Neto, ocorreu na manhã desta terça-feira (15) durante as comemorações do Dia Nacional de Conservação do Solo, realizadas no centro comunitário anhumense. Inserida nesse contexto, com estudos científicos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, a Unoeste esteve representada no evento pelo pesquisador Dr. Edemar Moro, que proferiu palestra sobre conservação de solo e da água.

Estiveram presentes técnicos da Cati que atuam em 21 municípios e alguns proprietários rurais, com a recepção pelo chefe da Casa da Agricultura, José Luiz Udenal, que é também vice-prefeito de Anhumas. O programa comemorativo contou com a apresentação da unidade móvel do Sebrae Rural, pela consultora de projetos de agronegócio Selma Luz; sendo que dos 32 escritórios regionais do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), somente os de Prudente e Votuporanga (SP) possuem  essa mobilidade, com a oferta de recursos audiovisuais e auditório com 25 cadeiras para atendimento em propriedades rurais.

Sobre legislação e planejamento, falaram na cerimônia os engenheiros agrônomos Adalberto Lanzarini e Antônio Carlos Cezário, respectivamente da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e assistente de planejamento da Cati. Conforme Souza Neto, qualquer produtor que se interessar pelo controle de voçoroca, basta ir à Casa de Agricultura para ser orientado, tanto na parte técnica como a de financiamento. “Até R$ 10 mil, o governo subsidia 90%; ou seja: R$ 9 mil pelo Feap e o restante por conta do produtor”, explicou o diretor técnico do escritório regional da Cati.

Dr. Moro afirmou que o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água e é imprescindível em relação à existência humana e para o desenvolvimento sustentável. Aconselhou que a melhor técnica para conservação do solo é respeitar a força da água, além de outras medidas como a manutenção de vegetação. Disse que a erosão está entre os mais preocupantes problemas, por causar perdas de solo e sua capacidade produtiva. Falou de ações da Unoeste, instituição parceira de vários órgãos públicos, como é o caso da Cati.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem