CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Diabéticas acima de 45 têm ajuda fisioterapêutica gratuita

Objetivo é diminuir taxa de açúcar no sangue; vagas são limitadas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Diabéticas acima de 45 têm ajuda fisioterapêutica gratuita
Grupo de mulheres participará de atividades aquáticas supervisionadas


A Clínica de Fisioterapia da Unoeste está em recrutamento de mulheres a partir de 45 anos de idade e que tenham diabetes tipo 2 para fazerem, em grupos, exercícios supervisionados de resistência no solo ou aquáticos que ajudarão no controle glicêmico, ou seja, da taxa de açúcar no sangue. As vagas são limitadas, as atividades são gratuitas e o período de inscrições já está aberto e o término acompanha a procura das pacientes.

A frequência prevista é de duas vezes por semana no período de três meses, com sessões de até 40 minutos de duração. De acordo com a professora Gabriela Andrade Piemonte Lopes, “ambos os exercícios físicos auxiliam, só que agora haverá comparação entre os dois tipos de exercício em mulheres climatéricas ou menopausadas para ver qual é o melhor para elas”. Como é um ensaio randomizado, aquele em que a escolha de qual atividade a ser feita por cada mulher será definida de modo aleatório, a evidência científica aprimora-se e há fortalecimento da tomada de decisão do fisioterapeuta, conforme aponta a docente.

A ideia de atender esse público-alvo surgiu do Trabalho de Conclusão de Curso “Efeito do exercício aeróbico aquático e do exercício resistido em mulheres com diabetes mellitus tipo 2 no climatério e menopausa”, das alunas Mayane Santos Arantes e Thays da Silva Garrido, do 7º termo de Fisioterapia da Unoeste e, por também ser uma iniciação científica, com colaboração das acadêmicas Gabriele de Lima Gazani Brito (2º termo de Medicina) e Vitória de Medeiros Marçal (3º termo de Fisioterapia). “A busca constante do conhecimento científico é importante para fundamentar o nosso trabalho clínico”, afirma Gabriela, que é a orientadora.

Serviço – Diabéticas do tipo 2 com 45 anos ou mais podem procurar o serviço gratuito da Unoeste o quanto antes. Basta ir à recepção da Clínica de Fisioterapia, no bloco E do campus I, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h ou 13h15 às 18h. Após efetuarem o cadastro, as mulheres serão avaliadas e receberão o cronograma das atividades. Para ter mais informações, basta ligar no (18) 3229-1086.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem