CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante elege centro avançado de pesquisa para intercâmbio

Escolha recai sobre o Reino Unido por ser referência em produção científica na área de microbiologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudante elege centro avançado de pesquisa para intercâmbio
Joyce Marinho: intercâmbio na centenária Universidade de Chester


Aos 21 anos, com maturidade e independência de quem começou trabalhar aos 15 anos, Joyce Marinho de Souza é formada em Ciências Biológicas e faz outros dois cursos superiores: graduação em Biomedicina e pós-graduação stricto sensu em Meio Ambiente. Na condição de quem sabe o que quer, ao se inscrever no programa de intercâmbio internacional Ciência sem Fronteiras, elegeu a centenária Universidade de Chester, no Reino Unido. O principal motivo recaiu no fato da instituição ser do Reino Unido, um centro de referência em produção científica na área de microbiologia.

“Eu sempre quis ir para a Inglaterra, por conta de ser um país de cultura rica e ter uma educação diferente”, diz a jovem que considera educação como primordial. Pensamento de quem é filha de professora. Sua mãe Sônia Maria do Nascimento é coordenadora de apoio à gestão pedagógica na Escola Estadual Fátima Falcon. Nascida em Teodoro Sampaio e moradora em Presidente Prudente, ex-aluna da rede pública, Joyce tem em seu irmão alguém com o mesmo empenho nos estudos: Jefferson Marinho de Souza faz Fisioterapia e Educação Física ao mesmo tempo, com aulas durante o dia e à noite. O pai Lauro Marinho de Souza é gerente de transporte da empresa Vitapelli.

“Minha mãe tem influência muito grande sobre minhas escolhas. Quando ingressei no curso de Ciências Biológicas [na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente, a Faclepp] queria ser professora. Durante os estudos me interessei pela pesquisa, por permitir que a gente sempre esteja atualizada em nossa profissão e por poder ajudar outras pessoas com os resultados das pesquisas”, comenta e conta que ao terminar o curso esteve conversando com o assessor de relações interinstitucionais da Unoeste, Dr. Antonio Fluminhan Júnior, de quem recebeu o incentivo para ingressar na pós.

Outra influência foi de seu colega de turma, o biólogo Demétryus Kauê Silva Ferreira, que se encontra na Inglaterra fazendo doutorado na Universidade de Cranfield. “Foi na companhia do Demétryus que falei com o Dr. Fluminhan”, aos quais manifesta agradecimento. Também cita como incentivador o coordenador da Biomedicina Dr. Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues. Conta que essa será sua primeira experiência de ficar longe de família. “Nunca fiquei fora de casa nenhuma semana”, comenta.

A viagem de Joyce está programada para o final de agosto. Ficará 12 meses no Reino Unido, onde cursará algumas disciplinas de biomedicina e fará estágio de três meses no laboratório de microbiologia. Quando retornar à Unoeste, no segundo semestre do ano que vem, retomará a Biomedicina e dará continuidade à pesquisa na pós stricto sensu, na qual avalia a tríade ecológica na colonização por Streptococcus agalactiae em gestantes.

Solidária com os interessados em intercâmbio, criou um blog, onde dá dicas sobre o processo de inscrição no programa de intercâmbio do governo federal e outros detalhes como o do teste de proficiência, utilizando algumas imagens engraçadas para que não fique algo tão pesado.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem