CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo sobre filosofia ganha projeção em nível internacional

Aluno do mestrado em Educação da Unoeste é selecionado para apresentar trabalho em congresso ibero-americano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo sobre filosofia ganha projeção em nível internacional
Diego Augusto Doimo: selecionado para congresso em Portugal


Professor da rede pública, atualmente exercendo a função de coordenador pedagógico na Escola Estadual Geracina de Menezes Sanches, em Birigui/SP, Diego Augusto Doimo desenvolve estudos científicos sobre o ensino da filosofia no ensino médio do Brasil, na condição de aluno do Programa de Mestrado em Educação, mantido junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. Sua pesquisa ganha projeção internacional ao ser selecionada entre os brasileiros, espanhóis e portugueses que apresentarão trabalhos no 4º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, a ser realizado de 14 a 16 deste mês na cidade de Porto, em Portugal.

Inscrições e seleção de brasileiros foram feitas pela Associação Nacional de Política em Administração da Educação (Anpae), respectivamente no final do ano passado e com o resultado anunciado recentemente. Graduado em filosofia e comunicação social, com habilitação em jornalismo, Doimo é aluno regular do mestrado desde o ano passado, com a previsão de qualificação de sua dissertação ainda este ano e a defesa pública até fevereiro do ano que vem. No desenvolvimento de sua pesquisa tem a orientação da Dra. Raimunda Abou Gebran, vice-coordenadora do programa.

Doimo conta que a apresentação em comunicação oral que fará no congresso resulta de artigo produzido ao final da disciplina de Filosofia da Educação, ministrada pelo Dr. Genivaldo de Souza Santos, e da junção de dados obtidos na pesquisa que faz. Tomou conhecimento do evento internacional ao pesquisar sites sobre educação e fez a inscrição em novembro de 2013, submetendo seu trabalho à análise do comitê científico da Anpae, associação civil de utilidade pública e natureza acadêmica no campo da política e da gestão da educação.

A entidade brasileira mantém relações internacionais e congrega pesquisadores, professores e estudantes de educação superior, dirigentes e técnicos dos sistemas de ensino, professores e diretores de escolas e outros espaços sociais de educação e formação cidadã. Doimo conta que tem recebido da Anpae especial atenção para viver essa experiência internacional, onde apresentará conteúdo inserido em sua dissertação sobre cinema e filosofia, utilizando informações do capítulo sobre competências e habilidades no currículo de filosofia.

Com viagem marcada para o dia 12, Doimo permanecerá em Portugal até o dia 19. Além da comunicação oral no congresso ibero-americano, buscará conhecimentos no 7º Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, realizado simultaneamente. Está no aguardo da programação oficial para saber dia, horário e local de sua apresentação, na qual mostrará dados coletados na pesquisa de campo realizada em três escolas estaduais paulistas, em diferentes municípios.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem