CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Futuros engenheiros são estimulados para prática solidária

Em ação extensiva estudantes universitários realizam doação de sangue ao núcleo de hemoterapia da Santa Casa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Futuros engenheiros são estimulados para prática solidária
Ana Cláudia quando dava orientações sobre a doação de sangue
Foto: João Paulo Barbosa Futuros engenheiros são estimulados para prática solidária
Calouros do curso de Engenharia Civil ao receberam orientações
Foto: João Paulo Barbosa Futuros engenheiros são estimulados para prática solidária
Ana Cláudia e Leila Esturaro: parceria pela prática solidária


Pela terceira vez em menos de um ano, estudantes de Engenharia Civil da Unoeste são estimulados à doação coletiva ao Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, mais conhecido como banco de sangue da Santa Casa. A iniciativa do Diretório Acadêmico da Engenharia Civil (Daec) e da Atlética teve a primeira mobilização em maio de 2013 e, desde então, virou projeto de extensão liderado pela professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro, com o apoio do coordenador do curso, Amaro dos Santos. Em novembro foram 131 doações, representando cerca de 10% da necessidade mensal de abastecimento do estoque que tem o consumo médio de 1,2 mil bolsas por mês. Nesta quinta-feira (10) começa a terceira mobilização.

A expectativa é de um maior número de universitários engajados nessa prática solidária, considerando que no final de 2013 foram chamados os dos 7º e 8º termos. Agora, são 341 calouros que nesta quarta-feira (9) receberam orientações prestadas pela enfermeira do núcleo, Ana Cláudia Pereira da Silva, num encontro que ocorreu no período da tarde e lotou o auditório Azaleia, do campus II. Na ocasião, foram apresentados os critérios para doação de sangue e também da realização de cadastro para se disponibilizar como doador. Foi exposto que o núcleo vinculado ao Hemocentro de Ribeirão Preto atende 41 municípios e 92% do sangue são utilizados com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao estudante doador será emitido certificado de atividade de extensão. O jovem é de grande interesse pelo hemocentro, que vê nele a possibilidade de fidelização, ao ser despertado para a solidariedade e considerando que uma pessoa pode doar até os 68 anos de idade. Os engajados nessa causa de prática solidária são classificados como doares de repetição. Com relação à contribuição da Unoeste em estimular a doação feita por estudantes, há também o engajamento no Projeto Doador do Futuro, mantido pelo banco de sangue da Santa Casa.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem