CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada de Engenharia Civil traz palestras e minicursos

Evento iniciou nesta terça-feira (22) e prossegue até sexta (25)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Jornada de Engenharia Civil traz palestras e minicursos
Carlos Humberto Martins conduziu palestra na noite desta terça (22)
Foto: Gabriela Oliveira Jornada de Engenharia Civil traz palestras e minicursos
Sala de aula ficou lotada para minicurso sobre AutoCad 3D apresentado por Sérgio Pedro da Silva
Foto: Gabriela Oliveira Jornada de Engenharia Civil traz palestras e minicursos
Minicurso sobre Excel conduzido por Leonardo Borges foi uma das atividades desenvolvidas na manhã desta quarta (23)


Teve início nesta terça-feira (22) a 4ª Jornada de Engenharia Civil da Unoeste, que prossegue até sexta-feira (25). Dentre os destaques do primeiro dia está a palestra “Pesquisas em engenharia civil: o engenheiro resolvendo problemas”, realizada no salão do Limoeiro, campus II da universidade, e ministrada pelo professor doutor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Carlos Humberto Martins.
 
“Como pesquisador, desenvolvo estudos na instituição paranaense e, por isso, apresentei, aos presentes, projetos que desenvolvemos com o intuito de resolver problemáticas do cotidiano, principalmente ligadas ao reaproveitamento de resíduos, onde foram encontradas soluções economicamente viáveis”, explica o palestrante. Sobre as pesquisas, ele revela que duas focam o aproveitamento da cinza obtida na queima do bagaço da cana-de-açúcar, uma é ligada ao bom uso dos resíduos de podas de árvore e outras duas são ligadas à engenharia de estruturas.
 
Martins comenta que é a primeira vez que vem à Unoeste. “Considero extremamente pertinente este estreitamento de relações. Além disso, acho válida esta abordagem sobre a pesquisa, pois é uma área que traz uma vivência científica e um embasamento ímpar para o aluno”.
 
O coordenador do curso de Engenharia Civil ad Unoeste, Amaro dos Santos, declara que nesta quarta edição da jornada acadêmica houve “aumento expressivo no número de participantes, o que demonstra um grau de comprometimento dos universitários, que estão mais interessados na renovação e complementação dos conhecimentos”. Observo, ainda, que se esta postura diferenciada na graduação for mantida na vida profissional, “poderá gerar boas colocações no mercado”.
 
Sob a organização do Diretório Acadêmico da Engenharia Civil (Daec), com o apoio da docente Maria Helena Zangari Balarim, o evento deste ano conta com cerca de 500 inscritos. “O nosso intuito foi trazer uma programação variada, com temas de segmentos específicos da engenharia, o que permitiu ao aluno escolher as atividades que mais se identificam. Essa ideia deu certo e o reflexo disso é a adesão maciça de participantes tanto nos minicursos quanto nas palestras”, diz o presidente do Daec, Vitor Jun Narita.
 
A caloura da graduação, Laís Miguel da Silva Ferrari, conta que se inscreveu para várias atividades. “Para mim esta jornada é importante, pois me permite visualizar setores em que poderei atuar futuramente, e adquirir um embasamento sobre softwares que serão úteis para mim, como por exemplo, o Excel”.
 
Atividades práticas – Nesta quarta (23), a jornada ofereceu minicursos sobre AutoCad e Excel. Sérgio Pedro da Silva conduziu a ação ligada ao AutoCad 3D. “É relevante que estes futuros engenheiros tenham domínio desta ferramenta, pois este programa é o mais utilizado atualmente no mercado. Desta forma, os participantes da oficina pegaram uma planta baixa e fizeram a elevação da mesma, visualizando todos os aspectos do 3D no projeto e, para finalizar, montaram uma maquete eletrônica”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem