CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mais de 40 mil vagas em concursos

Oportunidades na carreira pública atraem muitos interessados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Mais de 40 mil vagas em concursos
Expectativas são positivas para concurseiros no ano de 2014


Estabilidade profissional e financeira. Esse é o sonho de milhares de brasileiros. Carteira assinada não basta: o ideal, para muitos, é ter a garantia do emprego, bom salário, aposentadoria integral, entre outros benefícios da carreira pública que, a cada ano, atrai mais pessoas na busca por tão concorridas vagas. Assim, cresce também a procura por graduações que têm este perfil, como o Direito, por exemplo, que contribui para aprovações até mesmo durante os estudos. E 2014 é um ano de boas expectativas para os chamados “concurseiros”, pois estão previstas mais de 40 mil vagas em todo o país, em órgãos de nível federal e estadual.

O coordenador do curso na Unoeste, Sérgio Ronchi, ressalta que a área jurídica é a mais ampla, quando o assunto é concurso público, pois oferece diferentes possibilidades, sendo que para alguns cargos basta o candidato ser bacharel, ou seja, não precisa nem mesmo do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “O bacharel em Direito tem vantagem pela abrangência das disciplinas. Com foco na ampla formação, capacita os acadêmicos para concursos e OAB”, relata. 

Formado no curso de Direito da Unoeste em 2009, Eduardo Buzetti, 28, foi aprovado no 1º concurso para o cargo de analista de promotoria – assistente jurídico, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), realizado em outubro de 2010. O egresso destaca que sua primeira conquista foi o Exame de Ordem, com aprovação na primeira tentativa, e afirma que a universidade contribuiu totalmente para o seu sucesso profissional, juntamente com outras experiências, como a especialização em Direito e Processo Penal, que ele fez em Londrina (PR).

Ele conta que sempre visou a carreira pública e já prestava provas antes mesmo de ingressar no ensino superior. “Ao final da graduação, decidi fazer apenas concursos voltados à minha área. Como eu já estava estudando para outros, para este específico [do MP] me dediquei cerca de quatro meses”, lembra. E para quem almeja uma vaga no setor público, Buzetti afirma que não existe “fórmula mágica ou caminho mais curto”. É preciso focar, direcionar a escolha, o cargo e a instituição que deseja atuar. “A aprovação é consequência de dedicação e disciplina”, frisa. 

O analista de promotoria revela que continuará se dedicando aos concursos, em especial para outros cargos no MP e na Defensoria Pública. Ele também iniciou nova fase profissional: agora como docente do curso de Direito da Unoeste. “É uma experiência gratificante e poderei incentivar os estudantes a alcançar seus maiores objetivos profissionais e pessoais”.
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem