CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana do Coração planeja palestras, pesquisas e atendimento

Além da parte científica, haverá aferição de pressão arterial e treinamento de ressuscitação cardiopulmonar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Semana do Coração planeja palestras, pesquisas e atendimento
Palestras ocorrerão no teatro César Cava, campus I, assim como em 2013
Foto: Matheus Teixeira Semana do Coração planeja palestras, pesquisas e atendimento
Cardiologista e professora, Margaret Assad é uma das organizadoras


Atualizada em 08/05/2014

A 10ª Semana do Coração, de 6 a 8 de maio, está com uma programação bem movimentada. Haverá palestras com três doutores em cardiologia, de renomadas instituições da capital paulista, apresentação de estudos multicêntricos realizados em Presidente Prudente, aferição de pressão arterial à população e treinamento de ressuscitação cardiopulmonar para funcionários da Unoeste e do Hospital Regional (HR), que promovem o evento em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária.

As palestras ocorrerão a partir das 19h30, no teatro César Cava, bloco B do campus I, e os participantes que estiverem previamente inscritos poderão acompanhar. No dia 6 de maio, o Dr. Wilson Salgado Filho, médico do Instituto do Coração (Incor) e doutor em cardiologia, usa uma pergunta para tratar do tema que fará exposição: “Tratamento intensivo da hipercolesterolemia grave pode reduzir/estabilizar aterosclerose coronária subclínica?”.

Rui Manuel dos Santos Póvoa, doutor em Cardiologia e docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), trará o assunto “Hipertensão Arterial – O que houve de novo?”, em referência à novidade de que pesquisadores norte-americanos discutem a admissão de novos níveis pressóricos aceitáveis: 14 por 9 para hipertensos e 15 por 9 para hipertensos idosos. No último dia, 8 de maio, Hélio Penna Guimarães, doutor em Tecnologia e Intervenção em Cardiologia e médico do Hospital do Coração (HCor), discorrerá sobre “Parada Cardíaca”.

Uma das organizadoras da semana, a professora do curso de Medicina da Unoeste, Margaret Assad Cavalcante, ressalta que a programação da Semana do Coração sempre traz temas atuais para cardiologistas, residentes e acadêmicos da graduação, o que ocorre novamente nesta 10ª edição. “É importante também que apresentaremos os estudos multicêntricos, que são realizados no HR, para os nossos alunos e residentes tomarem conhecimento do que se passa”. São cinco pesquisas, todas com a participação da Unoeste e do HR, em idealização da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em parceria com HCor, Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI, em inglês), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).

Aferição e treinamento – Nos dias 6, 7 e 8 de maio, o curso de Medicina da Unoeste, com apoio da Liga de Cardiologia e Hipertensão Arterial Sistêmica, fará aferição de pressão, anote: 6 de maio – das 8h às 11h no campus I, em frente ao César Cava; 7 de maio – das 8h às 11h no campus II, no hall do bloco B3; 6 a 8 de maio – das 8h às 11h e entre 13h30 e 16h no HR, em frente a três pontos – entrada principal, ambulatório e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Todos os dias haverá treinamento de parada cardiorrespiratória para funcionários do HR e em 6 e 7 de maio para funcionários da Unoeste. “A universidade é formada por ensino, pesquisa e extensão, então a Semana do Coração está cumprindo essa determinação”, finaliza Margaret.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem