CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio do Meio Ambiente prorroga inscrições de trabalhos

Prazo para interessado na apresentação agora vai até o dia 11 deste mês e sem trabalho permanece até o dia 23


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Simpósio do Meio Ambiente prorroga inscrições de trabalhos
Atente-se ao novo prazo para inscrições de trabalhos no 2º Simpósio de Pesquisa e Inserção Social


A comissão organizadora do 2º Simpósio de Pesquisa e Inserção Social, formada por professores e alunos do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, anuncia a prorrogação de inscrições para quem for apresentar trabalho. O prazo, que venceria amanhã (4), agora vai até dia 11 deste mês. Sem trabalho, o prazo permanece em 23 de abril, dia em que começará o evento, com duração de três dias. São disponibilizadas 110 vagas no total, de acordo com as acomodações do auditório Primavera, no campus II da Unoeste. O credenciamento será das 16h30 às 19h30, seguindo-se a conferência de abertura com o Dr. Maurício Waldman.

São dois os eixos temáticos para apresentações de painéis. O eixo 1 é sobre  Avaliação e Análise de Impacto Ambiental. “Esta linha de pesquisa objetiva realizar estudos e pesquisas relacionados à analise de impactos ambientais causados por fatores predominantemente antrópicos, considerando-se diferentes aspectos do ecossistema, bem como os impactos sociais; investigar processos ecológicos, geológicos, geomorfológicos e climatológicos relacionados aos problemas ambientais e buscar desenvolver modelos mecanísticos explicativos para a compreensão dos processos de impacto ambiental”, anunciam os organizadores.

No eixo 2,  Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Regional, a  linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos a partir de alguns eixos temáticos: a análise das políticas públicas ambientais que visam ao desenvolvimento regional; o desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental; a caracterização de ecossistemas e o planejamento ambiental; estratégias de manejo e conservação ambiental. “Os estudos procuram analisar o impacto da gestão do conhecimento e da informação no planejamento ambiental e desenvolvimento regional, bem como no desenvolvimento econômico e social e seu impacto ambiental”, comentam.

No dia 24, uma quinta-feira, a programação será aberta às 8h com a apresentação do Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento (Neageo) pelos pesquisadores Dr. Marcos Norberto Boin e Dr. Munir Jorge Felício, ambos da Unoeste. Às 9h será realizada a mesa redonda “Questões ambientais sob a ótica da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos no Pontal do Paranapanema”, envolvendo como debatedores o procurador da República, Luís Roberto Gomes, o professor Boin e a representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Matilde Ramos da Silva, com a mediação da pesquisadora Dra. Alba Regina Azevedo Arana (Unoeste).

A mesa redonda sobre ambiente, saúde e contexto regional ocorrerá a partir das 14h30, envolvendo nos debates os pesquisadores Dr. Raul Borges Guimarães e Dr. João Lauro Viana de Camargo, respectivamente dos campi da Unesp em Presidente Prudente e Botucatu; sendo a mediação do pesquisador Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues (Unoeste). Os espaços definidos para discussões aos finais das duas mesas redondas serão das 10h30 às 12h e das 16h às 17h30. A exposição de painéis será das 18h às 20h no saguão no bloco B3. Na sexta-feira (25), a sessão coordenada 1 irá das 8h às 12h; e a 2, das 14h às 18h30, ambas com apresentações orais dos projetos desenvolvidos por alunos do mestrado em Meio Ambiente. Organizado pelo programa mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o simpósio é uma realização do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à prefeitura, Neageo e Unoeste.

Serviço – Inscrições e mais informações pelo e-mail simposiommadre@unoeste.br.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem