CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Sistemas de informação são imprescindíveis na área contábil

Encerramento da 18ª jornada de Ciências Contábeis ocorre nesta quinta-feira (10)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Sistemas de informação são imprescindíveis na área contábil
Lincoln Mendonça Ferreira apresentou sistemas específicos que facilitam o trabalho do contador
Foto: Mariana Tavares Sistemas de informação são imprescindíveis na área contábil
Evento teve recorde de inscritos

 
Com recorde no número de inscritos, termina nesta quinta-feira (10), a partir das 19h30, a 18ª Jornada de Ciências Contábeis da Unoeste. Conforme o professor e um dos organizadores do evento, Mário Antonio Franco Bôa Sorte, a adesão “foi fantástica e a participação dos acadêmicos efetiva”. O tema central “A contabilidade e a tecnologia da informação” despertou o interesse dos alunos, lotando o auditório Azaleia nos dois dias de palestras. Para encerrar, a programação de hoje será mais “descontraída”, como informa Bôa Sorte.

Graduado em Ciências Contábeis e em Sistemas de Informação, o empresário Lincoln Mendonça Ferreira, sócio da Pruden.Lex Contabilidade – escritório de software, apresentou na palestra de ontem (9), tipos de sistemas de informação existentes no mercado para a área contábil, com foco em dois sistemas que ele implanta: um para escritórios de contabilidade e o ERP, sendo este mais completo, voltado para empresas de grande porte, pois engloba todas as áreas da organização.

“Com o advento dos Sistemas Públicos de Escrituração Digital (Speds), principalmente os fiscais, contábeis e agora eSocial, é indispensável ter um sistema de informação. Em alguns casos, torna-se muito difícil administrar uma empresa ou gerar as informações que o fisco requer. Se uma organização que fatura R$ 50 milhões por mês, fosse realizar manualmente as movimentações necessárias, seria quase que impossível para o contador, exercer suas atividades sem um sistema adequado”.

O empresário acredita que a tecnologia também veio para contribuir com os profissionais da área. O sistema ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, consegue juntar situações que no escritório de contabilidade são manuais, como a digitação de nota fiscal.  “Numa empresa maior que tem esta ferramenta, o funcionário da recepção de mercadorias digita as notas fiscais e, automaticamente, faz toda a parte fiscal e contábil sem dificuldades, mesmo não tendo muito conhecimento na área contábil, o que facilita o trabalho na contabilidade”, ressalta.

Último dia – O encerramento da 18ª Jornada de Ciências Contábeis da Unoeste ocorre nesta quinta-feira (10), a partir das 19h30, no auditório Azaleia, campus II. Após a exibição de um filme que mostra a evolução da contabilidade, alguns professores mais antigos na profissão relatarão suas experiências sem as tecnologias existentes na atualidade e sobre como passaram pela transição do avanço tecnológico, relatando como que esses fatores implicaram no desenvolvimento de seus trabalhos. Uma banda de rock acústico e a apresentação de dança do ventre com egressas do curso serão as atrações culturais da noite.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem