CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Universidade conquista 160 cadastros de doadores de medula

Quem perdeu a ação pode procurar o Hemonúcleo de Prudente para manifestar interesse em colaborar com campanha


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Universidade conquista 160 cadastros de doadores de medula
Coleta de sangue é suficiente para detectar compatibilidade com paciente
Foto: Ector Gervasoni Universidade conquista 160 cadastros de doadores de medula
Ficha com dados pessoais é levada ao Redome e precisa manter-se atualizada


A Unoeste acaba de contabilizar a quantidade de cadastramentos feitos para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome): são 160 novos prováveis doadores angariados durante a ação especial que ocorreu durante todo o dia da última sexta-feira (4), no campus I da universidade. Quem ainda tem interesse em participar, basta procurar o Hemonúcleo de Presidente Prudente: telefones (18) 3223-3511 e 3223-4490 ou pessoalmente na rua Wenceslau Braz, 5, sob à rampa de acesso ao pronto-socorro da Santa Casa. É preciso ter entre 18 e 54 anos.

A ação na universidade foi realizada pelo curso de Enfermagem (1º, 7º e 8º termos), grupo Madu Medula e Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). A professora Maria Rita Guimarães Maia fala que quem passou pelo campus I foi convidado, pelos acadêmicos, a participar da campanha. “Foram passadas informações sobre cadastramento, o que é o transplante, como ocorre a compatibilidade e a importância de manter o cadastro atualizado. Em seguida, os que concordaram fizeram o cadastro, assinaram o termo de consentimento e passaram por coleta de sangue para análise genética”.

De acordo com a professora, a atividade de abordagem a novos doadores é importante porque “sensibiliza os acadêmicos a desenvolverem ações sociais e a serem voluntários, além de contribuir com o Redome, aumentando o número de futuros doadores de medula”. Os cadastros, feitos uma única vez na vida, e os exames serão enviados posteriormente ao Redome, sediado no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro (RJ). Caso detecte-te compatibilidade com alguém que precisa de doação de medula, Maria Rita explica que o Redome entrará em contato com o laboratório que efetuou o exame para que este fale com o Madu Medula e, assim, os prováveis doadores sejam contatados para receber informações e fazer novos exames.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem