CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste se insere no debate sobre ensino e novas tecnologias

Congresso nacional reúne lideres das instituições de ensino superior, com abertura pelo ministro da Educação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste se insere no debate sobre ensino e novas tecnologias
César Lima, Henrique Paim e Altamiro Galindo, na abertura do congresso
Foto: Cedida Unoeste se insere no debate sobre ensino e novas tecnologias
César Lima, Hermes Figueiredo e Angelita Lima


Na condição de uma das principais universidades brasileiras, a Unoeste se insere nos mais importantes debates realizados no segmento em que atua. Nesta semana está representada no 7º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, evento do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, por intermédio do diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima, e da pró-reitora da Extensão e Ação Comunitária (Proext), Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.

Com o tema central “Ensino Superior e Novas Tecnologias: caminhos e desafios”, o congresso é realizado em Maceió (AL), aberto na noite desta quinta-feira (3) e com ampla programação até sábado (5), no Hotel Ritz Lagoa da Anta. A abertura oficial contou com pronunciamento do ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, que comentou sobre o projeto, em fase de aprovação, com 21 estratégias para contemplar o ensino superior de qualidade e a formação de professores.

“A meta principal é fazer com que o país tenha 50% de taxa bruta e 33% de taxa líquida na educação superior, entre 18 e 24 anos. Além de subir o percentual de jovens já formados, nessa mesma faixa estaria de 18,8% para 33%”, anunciou em relação ao propósito de expansão de ofertas de vagas no ensino superior, na qual as instituições particulares apresentam expressiva participação. Também esteve presente o secretário nacional de Regulação e Supervisão de Educação Superior (Seres/MEC), Jorge Rodrigo Araújo Messias.

Os envolvimentos na realização do congresso são Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) – presidente Altamiro Belo Galindo; Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) – presidente Gabriel Mário Rodrigues; Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) – presidente Amábile Pacios; e Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp) – presidente Hermes Eduardo Figueiredo; entre outros promotores do evento realizado pela Linha Direta – Inovação, Educação e Gestão, com a coordenação da Hope Educação.

Os subtemas em debate, todos diretamente relacionados com o ensino superior, envolvem mídias sociais para o ensino e aprendizagem, os impactos da globalização e das novas tecnologias, a arquitetura da informação; “digitalização dos alunos”, mundo das tecnologias digitais; tecnologia como auxílio aos estudantes para escolha dos cursos e formas de financiamento; e as tendências e desafios. Possibilitando troca de experiências e a produção de conhecimento, o congresso promove encontro entre educadores, empresários e profissionais do setor da educação superior.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem