CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Funcionários reúnem-se para findar planejamento pedagógico

Metas e objetivos são traçados para 2º semestre e conquistas dos seis primeiros meses do ano são ressaltadas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Funcionários reúnem-se para findar planejamento pedagógico
Coordenadores, diretores e colaboradores de pró-reitorias, no campus II
Foto: Matheus Teixeira Funcionários reúnem-se para findar planejamento pedagógico
Dr. Adilson Guelfi aponta 30% de crescimento nas pesquisas institucionais
Foto: Matheus Teixeira Funcionários reúnem-se para findar planejamento pedagógico
Complexidade e grandiosidade da Unoeste pedem planejamento, diz Creste


A conclusão do planejamento pedagógico dos cursos de graduação da Unoeste para o 2º semestre de 2014 começou hoje (31) e prossegue até sábado (2). A atividade de abertura foi no campus II, onde diretores e coordenadores de cursos reuniram-se com pró-reitores e demais funcionários vinculados às pró-reitorias a fim de apresentar as conquistas até aqui e configurar um semestre com metas e objetivos claros para assegurar o que há de melhor aos estudantes, que dia 4 de agosto têm o compromisso de ir ao campus I ou ao II para início das aulas.

Aparecida Darcy Alessi Delfim, coordenadora pedagógica da Unoeste, sustenta que os acadêmicos são beneficiados diretamente com a realização do planejamento. Na mesma linha de raciocínio, o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, expõe que o encontro entre os profissionais da linha de frente da universidade garante um semestre “coeso, equilibrado e com a melhor condição de ensino, busca do conhecimento, da pesquisa e da extensão”. “Sempre procuramos uma atualização acadêmica, de modo que os professores estejam preparados para receber os alunos. Em educação, não podemos trabalhar com improvisação, temos que trabalhar planejadamente”, complementa Darcy.

Planejar serve, basicamente, para avistar um semestre letivo cada vez melhor e com inclusão de aspectos novos, como sintetiza o pró-reitor Acadêmico. “A Unoeste está enorme e é complexa, são 50 cursos de graduação e mais de 14 mil alunos. Não dá para entrar num semestre sem fazer um checklist de todos os principais itens que atestam a qualidade que buscamos”, declara Creste. Entre os assuntos abordados por ele destacam-se: gestão dos cursos, recepção a calouros e veteranos, atribuição de aulas, dependências em disciplinas, Núcleo Docente Estruturante (NDE), entre outros de pertinência na esfera do ensino.

Vistos por meio de números, avanços foram pontuados durante a reunião. Com relação aos estudos feitos na universidade, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, apresentou dados da Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) que atestam um crescimento de 30% entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro de 2014, fechando este último com 338 projetos. “Esperamos que esta tendência de subida continue. E, para isso, vamos trabalhar em alguns pontos, analisar parâmetros, diagnosticar, agir e entender um pouco mais do impacto de saída dos projetos de pesquisa”, afirma o pró-reitor.

Sobre o 19º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, agendado para 20 a 23 de outubro de 2014, Guelfi relata que já são 1.717 inscritos e 1.250 pagantes. Mencionou, ainda, o programa federal Ciência sem Fronteiras, responsável por contemplar, no biênio anterior, 19 alunos para intercâmbio e mobilidade internacional; neste ano os números surpreendem ainda mais: são 16 aprovados que preencherão parte das respectivas cargas horárias das graduações no exterior – Austrália, China, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. A exposição do Dr. Guelfi também passou por assuntos como novos programas de pós-graduação e diferenças entre pesquisas científicas e tecnológicas.

Avaliação – Darcy Alessi Delfim, que também coordena a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da universidade, falou sobre os novos indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa, com base na Portaria 92/14 do Ministério da Educação (MEC), e citou as datas dos processos de avaliação institucional interna: 18 a 28 de agosto – perfil do ingressante; 6 a 20 de outubro – análise dos professores de bacharelados pelos estudantes; 27 de outubro a 10 de novembro – apreciação dos docentes de licenciaturas e superiores de tecnologia pelos alunos.

Extensão – Durante fala da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), o professor Fábio Luís Nogueira, coordenador administrativo, registrou que a partir de amanhã (1º) todos os formulários de atividades extensivas passam a ser cadastrados exclusivamente em meio on-line, por intermédio do Sistema Gestor de Extensão.

A coordenadora de Ações Culturais, Esportivas e Sociais, Graziella Plaça Orosco de Souza, informou que o início dos 34º Intercursos será em 19 de agosto, antecipou o que é previsto para o Mês da Responsabilidade Social (setembro) e convidou os diretores e coordenadores para captar monitores de ações institucionais – como o Trote do Bem, a ser executado com mais intensidade de 11 a 15 de agosto – pois esta atuação de monitoria é uma prática de rico aprendizado aos estudantes e de importante auxílio à Proext.

Graziela reforçou que o programa +Unoeste continua em funcionamento, às segundas à tarde e às terças-feiras pela manhã, dias em que a universidade pode ser visitada por escolas.

Continuidade do planejamento – A semana especial pedagógica da Unoeste continua com atividades individuais de cada curso e encerra-se no próximo sábado (2), no teatro César Cava, campus I, a partir das 9h. Na ocasião haverá conferência educacional com o professor doutor Rinaldo Henrique Aguilar da Silva.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem