CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Lar Santa Filomena recebe livros para projeto socioeducativo

São 1,8 mil exemplares doados pela Unoeste para atividades de redução de risco de vulnerabilidade social


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Lar Santa Filomena recebe livros para projeto socioeducativo
Assinatura do termo de doação dos 1,8 mil livros para o lar
Foto: João Paulo Barbosa Lar Santa Filomena recebe livros para projeto socioeducativo
Bibliotecárias e representantes do Lar Santa Filomena e da Proext
Foto: João Paulo Barbosa Lar Santa Filomena recebe livros para projeto socioeducativo
Theodoro, Paula, Regina, Eliana e Aparecida


Em atendimento à solicitação da diretoria da Sociedade Civil Beneficente Lar Santa Filomena, a Unoeste doa 1848 livros para serem utilizados na sala de leitura do projeto socioeducativo Conhecimento Além da Escola (CAE). A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (30) na sala de monitoria da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) instalada na unidade de informação 3 da Rede de Bibliotecas “Cecília Guarnieri Denari”, localizada no campus II da Unoeste.
 
Os livros doados são parte dos mais de cinco mil exemplares arrecadados durante a campanha Doe um livro e deixe sua marca, realizada pelo programa Biblioteca Aberta da Unoeste (BAU), durante o Trote do Bem, na recepção aos calouros no primeiro semestre de 2014. Além da pró-reitoria e da rede, o programa envolve a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp).
 
Com valor estimado em R$ 80 mil, os 1,8 mil livros doados contemplam vários campos do conhecimento, como ciências, história, ética, física, português, matemática, química, artes, pedagogia, geografia, biologia, meio ambiente, desenho, direito, estudos sociais, informática, direito e saúde. Parte da doação são enciclopédias Barsa, Britânica, Larousse, Delta, Exitus, Brasileira, Conhecer Abril Cultural, Familiar – Medicina e Saúde.
 
Os assuntos abordam a magia de ler e escrever, a descoberta da vida, a experiência da matemática, é hora de aprender ciências, a matéria e a energia, a sociedade brasileira no período colonial, a redescoberta das plantas medicinais, aprendendo com o cotidiano, construindo o espaço geográfico, êxodo rural e urbanização. Grandes personagens da nossa história, comunicação e expressão, o declínio da função cerebral, vontade de saber história e os caminhos da matemática também estão nessas obras.
 
No CAE são trabalhados sistemas interdisciplinares com leitura, informática, violão, artes, atividades físicas e recreativas, atendimento psicológico e social. A entidade atende 255 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sendo 35 em proteção especial e situação de acolhimento (moram no lar) e 220 em proteção básica (ficam um período no lar), com atividades no contraturno escolar.
 
O termo de doação foi assinado pelas coordenadoras da Rede de Bibliotecas da Unoeste, Regina Liberati Silingovschi, de ações extensivas gerais da Proext, Aparecida José Martines de Oliveira, de projetos sociais do lar, Paula de Góes Rosa e da assistente social, Eliana Costa.
 
Participaram do ato solene, bibliotecárias e funcionárias da unidade do campus II e o voluntário do lar, Theodoro Luiz Liberati Silingovschi, estudante do curso de Direito da Unoeste, responsável por organizar os livros na sala de leitura do lar que tem sua sede no Jardim Filomena, na zona leste de Presidente Prudente. Os livros poderão ser utilizados durante e fora das atividades do CAE, projeto que também inclui atendimento à família das crianças e dos adolescentes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem