CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Ciência Animal conquista projeção internacional

Trabalho científico premiado no 15º Merck Sharp Dhome Saúde Animal é apresentado em congresso na Suíça


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Mestrado em Ciência Animal conquista projeção internacional
Lívia e o Dr. Santarém, ao lado do pôster apresentado na Suíça
Foto: Cedida Mestrado em Ciência Animal conquista projeção internacional
Lívia e Dr. Santarém na famosa universidade de Zurich


O Paratrop 2014 – Congresso de Parasitologia e Medicina Tropical – recebeu apresentação de trabalho científico desenvolvido no Programa de Mestrado em Ciência Animal, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Estiveram na Universidade de Zurich a autora da pesquisa que avaliou a eficácia de medicamento no combate a parasita em cães, Lívia Magosso Ramires, e seu orientador professor doutor Vamilton Álvares Santarém. Retornaram da Suíça esta semana, felizes pela projeção internacional que proporcionaram à Unoeste.

Conforme Santarém, o congresso contou com a participação de renomados parasitologistas do mundo e serviu para divulgar e internacionalizar o mestrado em Ciência Animal da Unoeste, além de possibilitar o contato com pesquisadores de diversas universidades para a realização de parcerias em projetos de pesquisa e intercâmbios. Ressaltou que conhecer a universidade em que Albert Einstein formou-se em física foi uma experiência ímpar. O trabalho foi contemplado em 2013 com o Prêmio Pesquisa Clínica da Merck Sharp Dohme (MSD), em sua 15ª edição.

Durante o mestrado foi desenvolvida a pesquisa e produzida dissertação defendida em março desse ano, da qual se extraiu o trabalho intitulado Impact of antihelmintic treatment of dogs on environmental contamination of public areas by larva migrans agentes (Impacto do tratamento antihelmíntico de cães na contaminação ambiental por agentes de larva migrans), apresentado em Zurich sob a forma de pôster. Produção que teve a participação dos alunos da graduação em Medicina Veterinária: Eduardo de Souza Cordeiro, Amanda Abonizio, Bruno Fabrício Teixeira e Layron Vinícius da Costa Beserra.

A pesquisa foi aplicada em 200 cães de três bairros da zona leste de Presidente Prudente, o medicamento Panacur revelou eficácia acima de 95% no tratamento para combater toxocara e ancylostoma, verminoses que podem ser transmitidas a humanos e causar sérios problemas de saúde. Nos bairros Jardim Cambuci, Parque José Rotta e Jardim Paraíso, houve as escolhas aleatórias de casas. Aos seus moradores foi aplicado questionário socioeconômico e sobre a saúde animal. Em cada casa foi deixado um coletor de fezes, buscado no dia seguinte. Também foram coletadas 400 amostras em espaços públicos: ruas e parques.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem