CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa sobre anestesia é publicada em revista asiática

Estudo de autoria do professor Dr. Edmundo Souza Neto trata de redução no uso de derivados do ópio em cirurgia específica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Syda Productions/Shutterstock Pesquisa sobre anestesia é publicada em revista asiática
Anestésico levobupivacaína pode reduzir depressão respiratória, náuseas e vômitos nos operados de cranioestenose


Professor pesquisador internacional da Unoeste, o médico anestesiologista Dr. Edmundo Pereira de Souza Neto conquistou a publicação de um artigo na Acta Anaesthesiologica Taiwanica, a primeira revista asiática no campo de anestesia, terapia intensiva e dor. Também escrito por outros autores, pode ser lido na íntegra, em inglês, nesta página. Em português, levaria o título de “Consumo de opioides após bloqueio do escalpo com levobupivacaína em cirurgia para cranioestenose”.

De acordo com Souza Neto, “o objetivo do estudo é de avaliar o consumo perioperatório [do período pré-operatório até o pós] de um opioide utilizado em procedimentos anestésicos em crianças com cranioestenose que vão se beneficiar de uma remodelagem craniana, feita após bloqueio dos nervos do escalpo [couro cabeludo] com uso da substância levobupivacaína”. A cranioestenose é, conforme explica o doutor, uma anomalia decorrente da fusão prematura das suturas craniais e deve ser tratada cirurgicamente, com obtenção de melhores resultados se o procedimento for realizado ao longo do primeiro ano de vida.

Os opioides são derivados do ópio aplicados em procedimentos anestésicos para aliviar dores de moderadas a intensas, como explica o médico. Na edição atual da revista Acta, o professor da Unoeste demonstra que bloquear o couro cabeludo com a levobupivacaína mantém uma melhor estabilidade hemodinâmica durante a incisão na pele e reduz em 29% o uso do remifentanil, um opioide semissintético. “Diminui a probabilidade dos efeitos secundários dos opioides, dentre os quais podemos citar principalmente depressão respiratória, náuseas e vômitos. Portanto, o bloqueio do escalpo é uma técnica anestésica interessante, que pode ser utilizada em cirurgias de remodelagem craniana”, declara Souza Neto.

O periódico trimestral Acta Anaesthesiologica Taiwanica é uma grande referência na área da anestesiologia e tem mais de 50 anos de credibilidade no meio científico. “O fato de termos artigos publicados não somente em revistas europeias, mas também asiáticas, realça a participação científica internacional da Unoeste”, salienta Souza Neto, que está sediado na França, onde realiza a maior parte das pesquisas. Dois recentes estudos dele serão apresentados neste segundo semestre de 2014, no Congresso da Sociedade Francesa de Anestesia e Reanimação, de 18 a 20 de setembro, em Paris (França), e no Encontro Anual da Sociedade Americana de Anestesiologistas, de 11 a 15 de outubro, em Nova Orleans (EUA).

Saiba mais – Souza Neto informa que a cranioestenose, também chamada de craniossinostose ou de estenose craniofacial, está associada a mutações genéticas e pode aparecer de forma isolada ou integrando uma dentre as mais de 50 síndromes ligadas à doença. “O crânio se desenvolve a partir da interposição óssea ao longo das linhas de sutura. Quando uma se fecha prematuramente, o crânio não cresce na direção perpendicular e esta sutura é afetada, o que resulta em deformidades cranianas, sendo que o tipo da deformidade dependerá de qual sutura foi fechada prematuramente”. O paciente precisa ser submetido a cirurgia, pois há “risco de hipertensão intracraniana e sofrimento cerebral, que podem levar a regressão do desenvolvimento neuropsicomotor, possibilidade de alterações oftalmológicas que podem chegar à perda de visão, além das razões de ordem estética”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem