CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste oferece projeto gratuito de equoterapia

Programa de atuação multidisciplinar na reabilitação equestre Equoterapia leva bem-estar a pessoas com deficiências física e intelectual


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Unoeste oferece projeto gratuito de equoterapia
Guilherme da Silva começou o tratamento no início de 2014
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste oferece projeto gratuito de equoterapia
Marco Antônio Mello dos Santos participa das sessões no Centro de Reabilitação Equestre
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste oferece projeto gratuito de equoterapia
Talita Silva Santos realiza equoterapia há 5 anos


A equoterapia é uma forma terapêutica e educacional que utiliza o cavalo, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Ciente desta importância, a Unoeste desenvolve, desde 2005, o programa de atuação multidisciplinar na reabilitação equestre. Em 2010, a iniciativa passou a ser realizada no Centro de Reabilitação Equestre, no campus II.
 
Maria Tereza Arteiro Prado ministras aulas no curso de Fisioterapia da instituição e é a responsável pelo programa. Ela revela que este ambiente foi construído conforme as diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande). “Atendemos gratuitamente pessoas com deficiências física e intelectual de toda a comunidade. É importante destacar que, além dos alunos da Fisioterapia, este trabalho tem a participação de acadêmicos de Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia, sempre sob supervisão docente”.
 
Segundo ela, esta atuação multidisciplinar beneficia todos que estão direta ou indiretamente envolvidos. “Para os universitários, este trabalho em grupo proporciona uma experiência ímpar, que contribui para a formação de perfis diferenciados. Já os familiares que acompanham as sessões ficam mais sensibilizados e se sentem como parte do programa”.
 
A professora diz que é nítida a evolução dos praticantes durante as sessões de equoterapia. “A relação com o animal proporciona um afeto muito grande, o que facilita o desenvolvimento nas atividades terapêuticas.
 
O papel de cada curso no programa
 
Fisioterapia“Recepcionamos os pacientes preparando-os com alongamento e relaxamento. Desenvolvemos tratamentos fisioterapêuticos a partir da equoterapia e, além disso, apoiamos o praticante em cima do cavalo durante a sessão”, fala a professora Maria Tereza.
 
Fonoaudiologia – “Realizamos ação direta com o paciente no cavalo, favorecendo elementos que ajudam na produção da fala, tônus postural adequado, padrões normais de movimento, ritmo, controle respiratório e coordenação fonorrespiratória. Além disso, o contato com a equipe estimula a linguagem e gera interações dialógicas efetivas”, explica a docente Sandra Lustosa.
 
Medicina Veterinária – “Prestamos assistência técnica aos animais envolvidos para que possam ser utilizados pelos praticantes. Alunos auxiliam os profissionais e estudantes das outras graduações”, revela o professor doutor José Ricardo Junqueira.
 
Psicologia – “Todas as ações visam desenvolver habilidades emocionais e sociais e, além disso, orientamos familiares a lidar com os desafios. O cavalo atua principalmente como agente cinesioterapêutico, o que traz benefícios pelo seu movimento tridimensional”, explana a docente Regina Ito.
 
Zootecnia – “Desenvolvemos um treinamento específico com os equinos e prestamos todos os cuidados relacionados à nutrição e à alimentação deles”, pontua a professora Ana Cláudia Ambiel.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem