CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acadêmicos expõem fotos na 3ª Festa do Lar São Rafael

Registros de atendimentos aos idosos pelos acadêmicos da Fisioterapia e da Educação Física da Unoeste estarão em exposição


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Acadêmicos expõem fotos na 3ª Festa do Lar São Rafael
Idosos fazem atividades em busca de uma melhor qualidade de vida
Foto: Cedida Acadêmicos expõem fotos na 3ª Festa do Lar São Rafael
Manter-se ativo é uma forma de enfrentar os efeitos do envelhecimento e de doenças crônicas que acometem essa população


Neste sábado (30), o Lar São Rafael de Presidente Prudente realiza a 3ª Festa Santa Madre Teresa de Jesus Jornet – padroeira dos anciãos desamparados. Toda a comunidade está convidada a participar do evento, que terá início às 17h, com a celebração da missa. A programação inclui a exposição de trabalhos realizados com os idosos do local, dentre eles as atividades desenvolvidas por acadêmicos e docentes dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Unoeste.

Conforme a psicóloga da instituição, Flávia Rodrigues Rocha, são esperadas mais de 800 pessoas no evento. Ela revela que haverá barracas com diferentes produtos para comercialização, além do bingo, que ocorrerá às 21h com o sorteio de um carro. 

Flávia conta que a exposição ficará num quiosque para que a comunidade possa conhecer melhor o trabalho realizado com os 90 idosos. “Teremos fotos dos atendimentos e das atividades realizadas, dentre elas as desenvolvidas pelos acadêmicos da Unoeste”.

Os atendimentos pela universidade contam com a coordenação dos docentes Weber Gutemberg Alves de Oliveira, da Fisioterapia, Marcelo José Alves, Aline Duarte e Everton Zanuto, do curso de Educação Física.  De acordo com Oliveira, a ideia da exposição partiu da equipe interdisciplinar da instituição, devido aos bons resultados obtidos pelos estudantes junto aos idosos.

“É muito importante essa parceria com os cursos da Unoeste, pois ajuda nossos idosos”, afirma a Madre Blanca Cortez. A psicóloga Flávia acrescenta que esse envolvimento da universidade com o Lar São Rafael é fundamental para ambos os lados. “Os alunos precisam da prática e nós precisamos de colaboradores para oferecer melhor qualidade de vida aos atendidos. Além disso, com a presença dos alunos, os idosos saem um pouco da rotina, têm contato com jovens e se sentem acolhidos”.

Segundo Flávia, a equipe técnica é composta por assistente social, psicóloga, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, médico voluntário e os auxiliares de enfermagem. “Ter os cursos da universidade como parceiros é uma grande ajuda”.

Ações – O docente Weber Oliveira explica que os acadêmicos do 6º termo de Fisioterapia realizam aulas práticas e os alunos do 7º e 8º termos desenvolvem o estágio supervisionado em Geriatria. “A proposta é capacitá-los a realizar intervenções preventivas, curativas e reabilitadoras na população idosa institucionalizada, aprimorando os conhecimentos nessa área, e procurando enfrentar os efeitos do envelhecimento e de doenças crônicas que acometem essa população”, afirma Oliveira. Ele explica que os acadêmicos realizam atendimentos individuais e em grupos. “Também foi implantado um programa de prevenção de quedas, junto à equipe interdisciplinar da instituição, detectando os idosos em risco e propondo ações preventivas e adaptações do ambiente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem