CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agricultura de precisão é tema de ação para produtores

Iniciativa foi desenvolvida pela Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste em parceria com a empresa John Deere D. Carvalho


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Agricultura de precisão é tema de ação para produtores
Tiago de Oliveira, representante de tratores de máquinas agrícolas ministrou palestra


O setor agrícola é um segmento que requer eficácia e redução dos custos das suas atividades. Tais necessidades exigem uma nova postura do produtor que acaba se transformando em empresário rural. Diante desse cenário, a agricultura de precisão é uma alternativa para que essas metas sejam alcançadas, pois é composta por técnicas e procedimentos que permitem conhecer, localizar geograficamente e delimitar áreas de diferentes produtividades, por meio de softwares computacionais específicos, sensores, controladores de máquinas e sistema de posicionamento global (GPS).
 
Diante do interesse por informações sobre a agricultura de precisão, a Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste (Facapp) mobilizou, na última sexta-feira (8), produtores rurais e acadêmicos para a realização de uma atividade relacionada ao assunto. A iniciativa foi desenvolvida pela John Deere D. Carvalho.
 
Inicialmente, os presentes assistiram a uma palestra, ministrada pelo representante de tratores de máquinas agrícolas da empresa, Tiago de Oliveira e, em seguida, os participantes visualizaram uma demonstração prática, em área agrícola experimental do campus II. “Esse espaço é destinado aos experimentos dos estudantes dos cursos de ciências agrárias e dos alunos de pós-graduação em Agronomia”, explica Oscar de Andrade Junior, professor doutor da universidade e que integrou a ação.
 
O docente relata que a agricultura de precisão é um sistema que está sendo adotado gradativamente pelo produtor rural. “Sendo assim, os profissionais precisam ter amplo conhecimento para ajudar o produtor rural no aumento da produtividade e minimização de gastos”.
 
Sobre a parceria entre John Deere D. Carvalho e Unoeste, ele observa que tecnologia e conhecimento atrelados viabilizam a concretização de palestras e dias de campo ligados ao assunto. “A universidade desenvolve constantemente pesquisas em várias vertentes do setor agrícola, que beneficiam os alunos de agrárias, bem como a comunidade externa”, conclui Andrade Junior.
 
O acadêmico do 8º termo de Agronomia, Diego Zangirolami Pena integrou a atividade. Ele comenta que ações como essa, proporcionam uma visualização prática da utilização da agricultura de precisão. “Observei o funcionamento de um piloto automático, acoplado nos tratores agrícolas, com um sistema via satélite automático que opera em reta ou em curva e é extremamente preciso, pois não tem a interferência do operador, podendo reduzir as sobreposições em até 90%, economizando tempo, combustível e matéria-prima em cada passada”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem