CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Caravana da Saúde mobiliza Anastácio e recebe novo parceiro

Associação que oferta apoio ao paciente renal crônico promove orientação sobre como fazer a prevenção


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde mobiliza Anastácio e recebe novo parceiro
Realização da caravana no Nosso Clube de Santo Anastácio
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde mobiliza Anastácio e recebe novo parceiro
Atividades lúdicas para as crianças, proporcionadas pela Faclepp
Foto: João Paulo Barbosa Caravana da Saúde mobiliza Anastácio e recebe novo parceiro
Prefeito Dias e equipe recebem envolvidos na realização da Caravana


O salão social do Nosso Clube de Santo Anastácio esteve completamente tomado por populares na manhã de sábado (15), quando ocorreu a 43ª edição da Caravana da Saúde. O evento que promove cuidados preventivos recebeu a participação do mais novo parceiro: a Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), entidade de atuação regional e com sede em Presidente Prudente. Autoridades também compareceram e o prefeito Alaor Aparecido Bernal Dias elogiou a iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), o envolvimento da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Santo Anastácio (Aciasa) e os serviços prestados pela Unoeste, com o envolvimento de alunos e professores de diferentes cursos e a logística proporcionada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Entidade beneficente sem fins lucrativos, a associação – voltada a proporcionar melhores condições de vida às pessoas portadoras de insuficiência renal crônica, transplantados renais e seus familiares – firmou compromisso com a Proext em participar de algumas atividades comunitárias, como a realizada em Anastácio. Durante a Caravana da Saúde foram feitas orientações e ocorreu a distribuição de panfletos. Um deles apresentava as oito regras de ouro, convencionadas por profissionais e voluntários que atuam na área, que são as seguintes: 1- saiba sua pressão arterial, 2- controle o açúcar no sangue, 3- faça atividade física, 4- confira seu peso e a sua dieta, 5- beba água, 6- não fume, 7- não use remédio sem orientação médica, e 8- um em cada dez brasileiros tem problemas nos rins; e daí a pergunta: seus rins estão Ok?

Pela Unoeste os serviços e atendimentos prestados foram na área de farmácia, nutrição, educação física, fisioterapia, biomedicina, estética e cosmética, fonoaudiologia, radiologia e medicina com as ligas de geriatria e de ortopedia e traumatologia. Atividades lúdicas para crianças foram ofertadas pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). A Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp) promoveu cobertura jornalística, pela Rádio Facopp. A Secretaria Municipal de Saúde realizou orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela, e de cuidados sobre a leishmaniose. Cortes de cabelos foram feitos por alunos da escola de cabeleireiros Impacto, de Prudente. Tudo gratuitamente.

O Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera) prestou serviços de prevenção ao câncer de próstata, através do médico Ênio Perrone e estudantes de Medicina. A secretária municipal de saúde, Flávia Adriana Ferrari Giacomini, disse que a prevenção prestada pela Caravana da Saúde é de grande relevância para a saúde básica no município de Santo Anastácio. Assim, a pretensão é de que ocorra pelo menos uma vez por ano e nesse sentido já existem entendimentos com os presidentes da Acipp e da Aciasa, respectivamente Ricardo Anderson Ribeiro e Marcos Rogério da Cunha Garcia ‘Mineiro’, assim como a Unoeste. “Em termos da saúde municipal, a novidade que apresentaremos na próxima caravana será o teste rápido de HIV, feito por equipes que estamos preparando na Secretaria Municipal de Saúde”, contou Flávia.

Pela Proext compareceram a coordenadora de ações extensivas de saúde, professora Rosângela Cristóvão Ferreira e o assessor de integração comunitária, Darci Galbiati. Os estudantes foram acompanhados e orientados pelos professores Luciana Calvo, Renata Augusta Beloni Digiovani, Luciane de Souza Romero, Ariovaldo de Souza Ribeiro, Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli, Homéro Ferreira, Meire Aparecida Judai e Mário Fioravante de Oliveira Colnago. Pela Acipp também compareceu a supervisora administrativa Maria Eugênia Leandro. A caravana do próximo mês está sendo definida entre os parceiros.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem