CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Congresso Médico Estudantil traz atualização em várias áreas

Em abertura, professor José Hamilton do Amaral é homenageado como novo nome do diretório acadêmico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Congresso Médico Estudantil traz atualização em várias áreas
Médico Benito Lourenço, especialista em adolescentes, volta à Unoeste
Foto: Matheus Teixeira Congresso Médico Estudantil traz atualização em várias áreas
Orquestra Triunphal abre com maestria o evento científico da Famepp
Foto: Mariana Tavares Congresso Médico Estudantil traz atualização em várias áreas
Dr. Lotfi fala sobre fiscalização e punições do Cremesp


A orquestra Triunphal foi a responsável por abrilhantar a abertura do 22º Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp), promovido pelo curso de Medicina da Unoeste em três dias, por meio de organização do diretório acadêmico. Também durante o início, ontem (21), o médico José Hamilton do Amaral, que está há mais de 23 anos como docente nessa graduação, foi homenageado com entrega de placa e agora empresta o nome para o diretório acadêmico. Por meio de muitas palestras e minicursos, realizados no campus I, acadêmicos recebem atualizações em vários segmentos.

O palestrante de abertura foi o hebiatra Benito Lourenço, chefe da unidade de adolescentes do Instituto da Criança e assistente da clínica de adolescentes da Santa Casa, ambos em São Paulo. Segundo ele, biologicamente essa faixa etária compreende dos 10 aos 20, e pessoas com essas idades têm que ser atendidas de maneira diferente do que trata-se uma criança ou um adulto, devido a transformações comportamentais pelas quais passam e pelos fatores de risco aos quais estão expostas. “É a fase em que menos se fica doente, mas na qual se morre muito por causas evitáveis, como violência, homicídio, suicídio, acidente de trânsito e drogas”.

Experimentações, conflitos, questionamentos e cérebro em mudança rondam o adolescente, que tem um grande “acelerador”, um “freio” pequeno e muito “combustível”, na definição do especialista. Como o jovem “não reage pela dor, reage pelo prazer, então, um profissional preparado para conversar com ele é muito bem visto”. Apesar de pouco conhecida, a hebiatria é uma necessidade e, ainda conforme Lourenço, hoje há aproximadamente 28 mil pediatras no país, dos quais em torno de 200 são especialistas em adolescentes (apenas 0,7%). De qualquer forma, oficialmente os pediatras são aptos a atender os adolescentes.

Mesa de abertura – Em solenidade oficial no teatro César Cava, na noite de quinta-feira (21), a mesa foi composta pelos gestores da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste – Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, Michel Jorge Cecílio e Nilva Galli – pelos professores José Antonio Nascimento Bressa, José Hamilton do Amaral e Julia Kerr Catunda Machado (presidente do Comepp), Marisa Lopes Miranda, delegada do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Nereu Oguido, da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, e João Lucas Vale, aluno presidente do diretório acadêmico.

Ética médica – Na manhã desta sexta-feira (22), os médicos José de Oliveira Costa Filho, Roberto Lotfi Junior e José Hamilton do Amaral participaram da mesa-redonda sobre ética médica. Lotfi Junior, do Cremesp, falou sobre fiscalização e punições do órgão de classe. “Isso é de muito interesse para os alunos, pois o médico é um dos poucos profissionais que, além de enfrentar a justiça comum, tem também a justiça médica, até pela responsabilidade que temos com a vida, por isso temos um código de ética extremamente rígido”. Costa Filho, professor da Unoeste, falou sobre “Responsabilidade Civil e Penal do Profissional”, e Amaral discorreu sobre “Medicina Legal: conhecimento obtido na prática”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem