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Educação libertária no Brasil e Espanha é tema de pesquisa

Pensamento e práticas anarquistas surgiram da luta pela construção de uma nova ordem social anticapitalista


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Foto: João Paulo Barbosa Educação libertária no Brasil e Espanha é tema de pesquisa
Ana Maria ao fazer a defesa pública de sua dissertação
Foto: João Paulo Barbosa Educação libertária no Brasil e Espanha é tema de pesquisa
Banca avaliadora: doutores Santos Filho, Fátima e Brandão
Foto: João Paulo Barbosa Educação libertária no Brasil e Espanha é tema de pesquisa
Ana Maria com os membros da banca avaliadora


Na realização de pesquisa na linha sobre instituição educacional – organização e gestão, do Programa de Mestrado em Educação, a assistente social Ana Maria Barbosa Quiqueto estudou o paradigma anarquista e a experiência da educação libertária na Espanha e no Brasil. Segmento em que a educação é concebida para a formação de pessoas autônomas, críticas, solidárias e abertas para o mundo.

Para produção da dissertação os estudos estiveram voltados aos aspectos filosóficos, políticos, sociais, psicossociais, culturais, gestionários e tecnológicos das instituições educacionais. A pesquisa teve natureza qualitativa e exploratória, com base bibliográfica e documental. O objeto esteve centrado nos fundamentos das propostas de educação libertária construídas no âmbito do paradigma anarquista.

A pesquisa recebeu o caráter de um estudo introdutório os princípios políticos, fundamentos e conceitos de sociedade e educação que organizam o projeto de educação libertária. Em consonância, foram discutidos o ideário de autogestão e suas implicações na formulação das pedagogias e práticas educativas libertárias no âmbito da educação escolar. A amplitude e a variedade dos ideais anarquistas motivaram a definição de um foco.

A escolha recaiu sobre o projeto prático de pedagogia da libertação, elaborado pelo pensador anarquista catalão Francisco Ferrer y Guardia. “Também foi importante problematizar os distanciamentos e aproximações entre o idealizado e o executado em termos de projeto de sociedade e educação, pois trabalhamos com hipótese baseada na teoria das relações sociais mediadas por conflitos e contradições”, pontuou.

A pesquisa levantou e apresentou as principais ideias, conceitos e princípios políticos que organizam o ideário anarquista e fundamentam seus projetos de organização social e política; os princípios e conceitos que organizam e fundamentam o ideário de educação libertária; e as concepções de autogestão anarquista e suas implicações na proposta de pedagogia e autogestão libertária.

Os estudos ainda estiveram voltados às experiências de educação libertária realizadas no Brasil e na Espanha. O trabalho resultou numa contribuição científica com a oferta de elementos reflexivos e significativos, ações e possibilidades para se pensar as idealizações e práticas educacionais, conhecendo o passado, sabendo o presente e, com isso, fazendo projeções futuras.

Orientada pela Dra. Maria de Fátima Salum Moreira, Ana Maria teve sua dissertação avaliada e aprovada pelos doutores José Camilo dos Santos e Carlos da Fonseca Brandão, convidado junto à Unesp – campus de Assis. Agora irá receber o título de mestre em Educação, concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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