CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudante interessada em neurociência realiza intercâmbio

Ao obter bolsa do governo federal, Bruna Pereira Correia consegue vaga em universidade norte-americana que oferta a especialidade médica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudante interessada em neurociência realiza intercâmbio
Bruna Pereira Correia, aluna de Medicina: intercâmbio de 18 meses nos EUA


Com bolsa de estudo nos moldes da graduação sanduíche pelo programa federal Ciência sem Fronteiras, Bruna Pereira Correia obtém o aceite da Universidade do Sul de Illinois (EUA). A universidade norte-americana oferece a especialidade pela qual se interessa: a neurociência. A estudante de Medicina da Unoeste ficará 18 meses nos Estados Unidos, para onde viaja nesta quinta-feira (14). Manifesta-se interessada em aproveitar o máximo dos estudos e culturalmente.

“Como meu foco é a neurociência, tentarei em Illinois a liga da pesquisa dessa especialidade. Afasto-me por um ano e meio de uma universidade particular conceituada para estudar numa pública também conceituada, que oferece neurociência”, conta a estudante, que se afasta temporariamente da Unoeste, após concluir quatro de 12 termos, onde integrou a Liga de Neurociência, envolveu-se em iniciação científica e fez parte da Atlética de Medicina.

Bruna fez o curso de Formação Científica ofertado pelo Núcleo Institucional de Pesquisas Multidisciplinares (Nipem), mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. Durante três semestres fez iniciação científica em microbiologia, estudando a resistência do Staphylococcus da mucosa nasal, orientada pela Dr. Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues. Também esteve envolvida em duas edições do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, as de 2012 e 2013.

Na primeira oportunidade, participou de relato de caso no Enepe, sobre a relação médico/paciente na área de saúde pública e seguindo os preceitos humanitários preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No estudo realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Regina de Presidente Prudente teve a orientação da professora Rogéria Cristina Castilho Saturnino e com a ajuda da professora Simone Shirasaki Orosco.

No ano seguinte, apresentou dois trabalhos, orientada por Simone; sendo um desenvolvido na iniciação científica e outro o relato de caso sobre experiência em saúde pública, com a comparação de dados demográficos e socioeconômicos nas unidades de saúde de três bairros periféricos de Prudente: Jardim Regina, São Pedro e Humberto Salvador. Bruna acredita que as atividades fora das salas de aula contribuíram para que sua inscrição fosse homologada no programa de intercâmbio.

Na Liga de Neurociência fez parte da diretoria, no segmento de imprensa. Na Atlética ocupou o cargo de diretora cultural, ajudando na parte esportiva e atuando no marketing e na imprensa. Esteve na Intermed 2013, em Lins (SP), e na Pré-Intermed 2014, em Taquarintinga (SP). Mineira de Uberaba, Bruna ingressou na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) no segundo semestre de 2012.

Com mais de 75% de aproveitamento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual obteve a maior nota em redação, teve a oportunidade de optar entre a PUC-Campinas e outras particulares do interior paulista. Então, escolheu como primeira opção a Unoeste. “Foi uma ótima escolha. Acho que não iria me adaptar em Campinas, onde o custo de vida é mais alto”, comenta.

Ao participar das intervenções da Atlética na Intermed e na Pré-Intermed, Bruna reafirma sua convicção em ter feito uma ótima escolha. “A gente vê que as pessoas daqui são mais amistosas. Certamente lá eu não iria ter as mesmas oportunidades”, diz a estudante do ensino básico no Colégio Objetivo, em Uberaba, com bolsa de 100%, por conta da mãe professora de educação física, Elaine Pereira Correia, que atua em escolas particular, estadual e municipal.

Seu pai, Sérgio Reis Correia, é zootecnista, mas trabalha com paisagismo. Sua irmã do meio, Briene, faz Administração, e o caçula, Brenner, está no 1º ano do ensino médio. Essa será a primeira vez que irá para o exterior e diz que nunca viajou de avião. “Estou ansiosa e não tem explicação para essa minha ansiedade, pois na minha vida não crio expectativas. As oportunidades vão surgindo, vou agarrando”, comenta Bruna, que agradece ao amplo apoio dos colegas, da universidade e dos professores para poder fazer o intercâmbio.

Cita os colegas da Atlética, o coordenador geral do curso de Medicina, Michel Jorge Cecílio, os professores Simone Shirasaki Orosco, Dr. Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues, Dra. Renata Calciolari Rossi e Silva, Sueli Aparecida Montanholi Bueno, Margarete Jardinetti de Oliveira, Dra. Maria Inês Meira Dolfini, Dra. Roselaine Palhares Alves e Angélica Augusta Grigoli. Agradecimento especial é feito ao assessor de relações interinstitucionais da Unoeste, Dr. Antonio Fluminhan Júnior. “Ele é como um pai para nós do Ciência sem Fronteiras, orienta e acompanha todo processo. É muito atencioso”, afirma.

Conta ainda que o apoio de sua família foi geral e irrestrito. “Minha mãe superapoiou. Meu pai ficou preocupado que eu tenha de ficar muito longe deles, mas todos, incluindo meus irmãos, me apoiaram, graças a Deus”, conta Bruna, que desde o começo da faculdade pensava no intercâmbio e tem como metas fazer mestrado e doutorado.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem