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Estudo constata inadequação para formação de leitor crítico

Pesquisa sobre competência leitora é aplicada aos alunos do 8º ano do ensino fundamental em escola pública


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Foto: João Paulo Barbosa Estudo constata inadequação para formação de leitor crítico
Lucilene durante as arguições feitas pela banca examinadora
Foto: João Paulo Barbosa Estudo constata inadequação para formação de leitor crítico
Banca avaliadora: doutoras Ana Luzia, Zizi e Raimunda
Foto: João Paulo Barbosa Estudo constata inadequação para formação de leitor crítico
Lucilene com as doutoras Zizi, Ana Luzia e Raimunda


São inadequados os procedimentos metodológicos para a formação de leitores críticos no ensino fundamental, conforme estudo científico desenvolvido por Lucilene dos Santos Silva Pupim na linha de pesquisa sobre formação e prática pedagógica do profissional docente, ofertada pelo Programa de Mestrado em Educação, mantido pela Unoeste junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

A pesquisa que resultou na dissertação “Competência Leitora em Língua Materna no Ensino Fundamental” teve o objetivo de analisar como ocorre a compreensão leitora na língua portuguesa. Os sujeitos envolvidos foram alunos do 8º ano do ensino fundamental, em escola pública num município da região de Presidente Prudente, região oeste de São Paulo.

Os objetos de análise foram as respostas dadas às questões sobre a interpretação de textos contidos numa antologia, organizada pela autora da pesquisa. Procedimento adotado para identificação do perfil dos leitores pesquisados. Lucilene justificou a importância da realização da investigação científica frente aos desafios que têm os professores na construção de alunos leitores críticos.

Uma leitura que permita a compreensão total do texto, incluindo a interação dos receptores com o contexto do texto e do autor, como recomendam os estudos semióticos de Mikhail Bakhtin e de outros estudiosos do assunto, de acordo com ampla referência bibliográfica utilizada nos estudos. A pesquisa teve o cunho qualitativo, conforme apresentou a autora ao fazer a defesa pública nesta semana.

“Como resultados, a partir da análise dos dados obtidos, ficou constatada uma identificação dos modos incompletos de leitura dos alunos”, disse sobre os potenciais indicadores dos conceitos e práticas de ensino de leitura, trabalhados com os sujeitos da pesquisa. Para a pesquisadora, construir o aluno leitor é um problema que continua a desafiar educadores dos diferentes níveis de ensino, de acordo com esse e outros estudos.

Lucilene recebeu a orientação da Dra. Maria de Lourdes Trevizan Perez [Zizi] que na banca de defesa pública esteve ao lado de suas colegas examinadoras Raimunda Abou Gebran e Ana Luzia Videira Parisotto, convidada junto à Faculdade de Ciência e Tecnologia – campus da Unesp, em Presidente Prudente. Lucilene foi aprovada para receber o título de mestre em Educação, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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