CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Música apresenta teatro da Era do Rádio

Trabalho de pesquisa e muito ensaio resgatou a época dourada do rádio em espetáculo cênico musical


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Música apresenta teatro da Era do Rádio
Experiência em palco permite uma evolução dos acadêmicos
Foto: Débora André Música apresenta teatro da Era do Rádio
Além da qualidade musical, o conjunto da obra teve forte apelo visual
Foto: Débora André Música apresenta teatro da Era do Rádio
No final da apresentação, Denilson Biguetti, Valter Trevizan, Luciana Faria e Kátia Calil receberam os aplausos do público


A história do rádio cantada e encenada no teatro César Cava da Unoeste recriou a época de ouro desse que já foi o principal veículo de informação e entretenimento, a partir da década de 20. O espetáculo cênico musical foi apresentado pelos acadêmicos de Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), na noite de terça-feira (26), com casa lotada. Carmem Miranda, que foi a rainha do rádio, teve um momento de destaque no musical e encantou o público.
       
Orientados pelo diretor de teatro Denilson Biguetti e pelas docentes Kátia Calil e Luciana Carolina Fernandes de Faria, acadêmicos deram voz aos principais músicos, cantores e radioatores da época, além de jingles e marchinhas, que até hoje estão na memória dos brasileiros.
         
De acordo com a professora Luciana, a reunião de planejamento para o musical foi em dezembro de 2013. O trabalho de pesquisa do repertório musical começou em janeiro, assim como o estudo do cenário e dos figurinos. A prática teatral teve início com uma oficina ministrada por Biguetti, que trabalhou a postura e a movimentação em palco, montagem do roteiro e as coreografias, entre outros.
        
Para Luciana, esse evento faz com o que aluno desenvolva uma formação completa enquanto músico, artista e como pessoa também. “Nós coordenamos as etapas, mas os alunos tem toda a liberdade, criatividade e autonomia para criar. Os alunos têm uma evolução muito grande quando colocam em prática toda a teoria musical, o contato com o público e as formas de se expressar".

Beatriz Ogata é acadêmica do 3o termo e faz apresentações em eventos. Neste, em específico, interpretou Dalva de Oliveira, integrante do Trio de Ouro, e cantou Ave Maria no Morro. “Nunca tinha participado de um evento que envolvesse dança e canto coral. Me acrescentou muito em relação a presença de palco. Foi ainda uma oportunidade para aprender a me comportar melhor em cena e trabalhar em equipe. Tivemos que estudar sobre os anos 20, 30 e 40 para incorporar os personagens”, resumiu Beatriz.

Para Maiara Sakurai, também do 3o termo, que atuou no coral e na flauta, a dedicação e empenho de todos foi importante para o resultado final. “Resgatar o repertório da época de ouro do rádio traz toda uma técnica, um padrão de comportamento em relação ao palco e público, que aumentam nosso leque de possibilidades de interpretação e performance, e permitem uma maior compreensão da música brasileira”, finalizou.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem