CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Piauiense que estuda Medicina na Unoeste vai para Illinois

Intercâmbio na universidade norte-americana é proporcionado com bolsa do programa Ciência sem Fronteiras (CsF)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Piauiense que estuda Medicina na Unoeste vai para Illinois
Marcelo Veimar Brito do Carmo: bolsa de 14 meses nos EUA
Foto: Matheus Teixeira Piauiense que estuda Medicina na Unoeste vai para Illinois
Marcelo Veimar Brito do Carmo (a direita) com colegas de diretório Rafael, Anne Carolyne e Ana Carine


Após ter concluído o sexto termo na Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste e já estar de férias em Picos, no interior do Piauí, Marcelo Veimar Brito do Carmo recebe a confirmação da homologação de seu pedido de bolsa no Ciência sem Fronteiras (CsF) para estudos no exterior. Agora em agosto irá para os Estados Unidos, onde ficará por 14 meses na Southern Illinois University. Por e-mail, o bolsista do programa federal e também do Programa Universidade para Todos (Prouni), responde questionário formulado pela assessoria das Pró-reitorias de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, contando sua história e comentando sobre a expectativa de viver a experiência internacional.
 
“Nasci em Picos no Piauí, onde minha família mora até hoje e para onde vou nas minhas férias da faculdade. Meu pai se chama Manuel de Deus do Carmo e trabalha como camelô na feira livre de cidades vizinhas à minha, muito parecidos com o camelódromo em Presidente Pudente. Minha mãe, Maria Veronica Brito do Carmo o ajuda na feira, mas atualmente afastou-se para cursar técnico em enfermagem. Tenho ainda uma irmã mais nova, com 18 anos, chamada Mayslla Keylla Brito do Carmo que atualmente está no 4º ano do ensino médio integrado ao técnico em administração no Instituto Federal do Piauí.  Todos são meus diamantes, motivos de extremo orgulho para mim. Minha família é humilde, mas meus pais sempre se esforçaram muito para garantir condições necessárias para que minha irmã e eu pudéssemos estudar”, conta.
 
Fez o ensino médio no Instituto Federal do Piauí, que na época era chamado de Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet), concluindo o mesmo em 2010. No começo do ano seguinte, iniciou Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e após seis meses conseguiu bolsa do Prouni para a Unoeste, mudando-se para Presidente Prudente, onde já fez a metade do curso. Quanto ao intercâmbio internacional, agradece o apoio da Unoeste. Cita os nomes do assessor de relações interinstitucionais, doutor Antonio Fluminhan Júnior, dos coordenadores da sua graduação, Michel Jorge Cecílio e Nilva Galli, das professoras de iniciação científica, Camélia Santina Murgo Mansão e Emanuele Moraes Mello e dos professores José da Costa Filho e Juliana Vicenzi. Também menciona seus colegas da 30ª turma de Medicina e do diretório acadêmico.
 
Comenta que o processo para obtenção da bolsa de intercâmbio foi longo e até cansativo, por causa da quantidade de documentos exigidos. “No início, por volta de outubro do ano passado estava muito empolgado. Porém, com o passar do tempo cheguei pensar em desistir, vendo o período que me distanciaria da minha família e perderia a minha turma. Porém minha namorada, Ana Carine foi muito importante nesse período, me aconselhando e me dando forças, embora estivesse em situação semelhante. Quando recebemos o aceite, vimos que fomos selecionados para a mesma instituição, a Southern Illinois University e isso foi muito importante na decisão final. Nunca estive fora do país, sendo esta minha primeira experiência que aguardo com boas expectativas. Espero que ela seja muito enriquecedora e me traga oportunidades de me tornar um profissional melhor”, relata.
 
Para Carmo, o apoio incondicional de sua família é algo que lhe dá forças, mesmo sabendo que sentirá saudades durante um ano e quatro meses em que ficará nos Estados Unidos. Ao encerrar suas respostas à assessoria, fez a seguinte consideração: “Queria terminar com uma frase da Cora Coralina que me faz bastante sentido em toda essa experiência: É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza em meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem