CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Profissionalização é chave para avanço da gastronomia

Primeira graduação na área da região contribuirá para crescimento do setor


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Profissionalização é chave para avanço da gastronomia
Presidente Prudente, a maior cidade do oeste paulista, tem atraído importantes investidores do ramo


Cardápios variados e consumidores mais exigentes mudaram o cenário da gastronomia no Brasil. O ambiente pode ser simples, mas os produtos precisam ter qualidade, além de ser diferenciados. Com isso, atualmente, para conduzir uma cozinha não basta ter dom com as panelas, é preciso ser profissional no assunto. Nos últimos anos, esse setor se tornou grande aliado da economia brasileira, ganhando destaque também em cidades do interior. Presidente Prudente, a maior cidade do oeste paulista, tem atraído importantes investidores do ramo, trazendo grande variedade da culinária mundial. Com o novo curso superior de tecnologia em Gastronomia da Unoeste, único na região, a expectativa é alavancar ainda mais esse nicho de mercado.

O coordenador da graduação e chef de cozinha internacional, Ulisses Dias, pontua que por um lado grandes investimentos têm ocorrido no setor, com ótimas oportunidades de trabalho, mas por outro há necessidade de mão de obra qualificada, expertise e conhecimento tecnológico. Ele lembra que no âmbito acadêmico, a busca por técnicas aplicadas à profissão iniciou há cerca de duas décadas, comprovando que gastronomicamente o povo brasileiro está mais receptivo ao novo, descobertas sensoriais, gustativas e tendências.  “O que precisamos, independentemente da tipologia de restaurante ou serviço, são de profissionais capazes de elevar o padrão gastronômico da cidade, propiciando prazer, cultura e satisfação para quem procura comer bem”.

O chef internacional pontua ainda que aptidão, vocação ou dom na cozinha são atributos que fazem a diferença, como em qualquer outra profissão, porém, afirma que não é o suficiente para alcançar o sucesso. “A soma da aptidão e do domínio das técnicas gastronômicas é que realmente fará a diferença no ofício de gastrólogo. A profissionalização trará qualidade dos serviços, melhor entendimento dos ingredientes e uso dos equipamentos e utensílios na cozinha e salão, melhor compreensão das necessidades e expectativas dos clientes além de, consequentemente, um melhor posicionamento no mercado segmentado de Prudente e região”, conclui Dias.

Campo de atuação – O chef internacional Ulisses Dias acrescenta que o gastrólogo formado pela Unoeste estará capacitado e atualizado com as necessidades do seguimento de alimentos e bebidas (A&B). Aponta que poderá atuar ainda como prestador de serviços e consultor gastronômico, oferecer treinamentos de brigada, trabalhar no desenvolvimento de produtos, elaboração de cardápios, cartas de vinho, eventos temáticos, buffets, personal chef e chef de cozinha, pesquisador, além das muitas especialidades que o curso o capacita.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem