CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Uso de equipamentos para proteção solar é tema de palestra

Trabalhadores que atuam em setores com maior exposição ao sol receberão creme protetor


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Uso de equipamentos para proteção solar é tema de palestra
Médico do trabalho falou sobre os efeitos da radiação solar
Foto: Mariana Tavares Uso de equipamentos para proteção solar é tema de palestra
Funcionários puderam tirar dúvidas com o médico


O Serviço Especializado em Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste realizou mais uma atividade de orientação aos funcionários dos campi I e II da universidade. Desta vez, os trabalhadores da construção civil, higiene e limpeza externa, jardinagem, viveiro, horta, piscicultura, chácara de zootecnia e Hospital Veterinário foram orientados sobre o uso correto do protetor solar, bem como sobre os outros equipamentos de proteção à radiação ultravioleta. A partir da próxima semana serão distribuídos cremes protetores aos funcionários dos setores mencionados.

No campus I, o médico do trabalho e professor da Unoeste, Fernando Cezar Cardoso Maia, ministrou palestra e esclareceu dúvidas de funcionários. Ele falou sobre os tipos de radiações, entre elas a ultravioleta. Reforçou que a luz solar é importante para todos, mas seu excesso pode ocasionar doenças graves. “Alguns períodos do dia merecem atenção redobrada, assim como as condições climáticas, que também incidem na radiação solar”.  

Maia também falou sobre os tipos de câncer de pele e mostrou imagens para alertar os funcionários. Destacou alguns efeitos do sol, como os danos na visão, entre eles fotoceratite (inflamação da córnea), conjuntivite e catarata (efeito tardio); urticária solar; envelhecimento; e câncer de pele, esse pode manifestar em três tipos: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma (principal doença fatal originada na pele).

Alguns utensílios são necessários para as pessoas que trabalham expostas à luz solar como o chapéu ou boné, camiseta de algodão com manga longa, calça comprida, calçado fechado, óculos de sol com lentes filtrantes para radiação UV, além dos cremes protetores.

O funcionário da construção civil, Noelio Benedito Ramos, disse que já sabia dos riscos da luz solar, principalmente porque tem a pele e os olhos claros, ou seja, está no grupo de pessoas mais propensas a ter o câncer de pele. “É sempre bom receber as orientações de um profissional, pois muitas vezes a gente se esquece da proteção. Percebi que preciso me cuidar mais”.

No campus II, a palestra foi ministrada pela médica do trabalho da instituição, Maria Aparecida Farias.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem